Princípios operacionais ofensivos: conservar coletivamente a posse da bola; progredir com ela para o campo adversário; finalizar no alvo adversário. Princípios operacionais defensivos: recuperar a posse da bola; impedir a progressão da equipe adversária em direção à sua meta; proteger sua meta.
Os princípios operacionais são relacionados a conceitos atitudinais para as duas fases do jogo, sendo defensivos: (i) anular as situações de finalização, (ii) recuperar a bola, (iii) impedir a progressão do adversário, (iv) proteger a baliza e (v) reduzir o espaço de jogo adversário; e ofensivos: (i) conservar a bola, ...
Assim, são divididos em 10 princípios, sendo 5 ofensivos e 5 defensivos. Assim, temos que os ofensivos são: penetração, espaço, cobertura ofensiva, mobilidade e unidade ofensiva. Já os defensivos são: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio, concentração e unidade defensiva.
Todas as modalidades esportivas de invasão são jogadas coletivamente e possuem duas fases marcantes, a ofensiva e a defensiva, determinadas pela posse ou não da bola, ou seja, a equipe com a posse da bola está na fase ofensiva, enquanto a equipe sem a bola está na defensiva.
A cada um dos 4 princípios específicos do ataque (penetração, cobertura ofensiva, mobilidade e espaço) correspondem outros tantos da defesa (contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração) e vice-versa.
45 curiosidades que você vai gostar
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto.
“Eu digo que existem quatro fases dentro da organização ofensiva: a primeira fase que é a de construção, a segunda fase é de preparação, a terceira é de criação e a quarta é de finalização. ... Finalização: é considerada uma das três etapas do processo ofensivo.
Dessas seis regras, três são para o ataque: conservação individual e coletiva da posse de bola; progressão em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção do ponto.
Constituem aqueles que têm como objetivo invadir o setor (quadra) defendido pelo adversário, procurando atingir a meta contrária (adversária), para pontuar (marcar gol), protegendo simultaneamente a sua própria meta.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
As características presentes nos esportes de invasão são os lançamentos, recepções e passagens de bola ou de outro objeto. Neste roteiro vamos dialogar sobre dois esportes de invasão que são muito praticados em todo mundo e que fazem parte dos Jogos Olímpicos.
Destacam-se os 4 princípios ofensivos seguintes:O princípio de penetração. ... A cobertura ofensiva. ... A mobilidade. ... A procura do espaço. ... O princípio da contenção. ... A cobertura defensiva. ... O equilíbrio. ... A concentração.
Organização ofensiva
Aumentar o espaço efetivo de jogo tanto em largura, como em profundidade através do posicionamento e movimentação dos jogadores na última linha de defesa adversária e nos corredores laterais do campo, facilitando assim a circulação da bola.
Ou seja, a cobertura ofensiva é uma tática aplicada para manter a posse da bola com o seu time. E também para evitar que o adversário faça gol. A ideia é de que quanto mais tempo a sua equipe estiver com a bola, ampliam-se as chances de encontrar espaço, avançar no terreno de jogo e chegar na meta adversária.
Foram propostos quatro princípios operacionais de contra-ataque (controle da bola, busca por zonas livres, busca por vantagens numéricas e espaciais, arremesso de zonas favoráveis) e quatro de retorno defensivo (pressão no possuidor da bola, retorno antecipado, proteção de setores mais efetivos, organização do sistema ...
Trata-se da cobertura ofensiva que sempre ocorrerá se houver um jogador dando suporte por trás da jogada que está sendo realizada.
“Os princípios estruturais de defesa correspondem a uma intenção da equipe de tornar o espaço de jogo pequeno, com os jogadores próximos uns aos outros, para se ajudarem e diminuírem as linhas de passe do adversário, desorganizando-se o menos possível durante a fase de defesa”.
Esportes coletivos de invasão (ECIs) constituem uma classe particular de modalidades esportivas cuja disputa é baseada na oposição entre duas equipes, em um espaço comum, com o objetivo principal de pontuar e impedir o adversário de faze-lo.
Esportes de invasão: Esporte de invasão ou territorial são modalidades esportivas como o futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.
Um desporto de combate ou esporte de combate é um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando as certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro.
O processo defensivo decorre, tal como o ofensivo, em três etapas (figura 5): – O equilíbrio defensivo – A recuperação defensiva – A defesa propriamente dita 1ª - O equilíbrio defensivo.
O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.
Se, para uns, há as fases ofensiva e defensiva do jogo, definidas por uma equipa deter ou não a posse de bola (Queiroz, 1983; Castelo, 2004), para outros o jogo tem quatro momentos: transição ofensiva, organização ofensiva, transição defensiva e organização defensiva (Silva, 2008; Daniel, 2016).
Qualquer ação ofensiva no futebol inicia-se a partir do momento em que a equipe recupera a posse de bola. O objetivo é a finalização ao gol do time contrário, sempre, mesmo nas situações em que parece deixar o tempo correr.
Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária.
Fundamentos do voleibol
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Como saber se o câncer de próstata está avançado?
Quando ocorre uma carga eletrostática por indução?
Qual sua expectativa para o retorno das aulas presenciais?
O que o homem pode fazer para melhorar a aparência?
Como ligar de Claro para telefone fixo?
Como agachar com o calcanhar no chão?
O que impede o ganho de massa muscular?
Como aprender uma música em inglês rápido?
Como deixar o boneco do GTA San Andreas forte?
Qual o custo de vida em Paris?
Como colocar 2 HD em um computador?
Qual o significado de quem nasceu dia 19 de abril?
Quem faz aniversário dia 22 de setembro que signo?
O que significa nascer no dia 29?
Quem tem direito ao aviso prévio de 45 dias?