Princípios operacionais ofensivos: conservar coletivamente a posse da bola; progredir com ela para o campo adversário; finalizar no alvo adversário. Princípios operacionais defensivos: recuperar a posse da bola; impedir a progressão da equipe adversária em direção à sua meta; proteger sua meta.
Os princípios operacionais são relacionados a conceitos atitudinais para as duas fases do jogo, sendo defensivos: (i) anular as situações de finalização, (ii) recuperar a bola, (iii) impedir a progressão do adversário, (iv) proteger a baliza e (v) reduzir o espaço de jogo adversário; e ofensivos: (i) conservar a bola, ...
Assim, são divididos em 10 princípios, sendo 5 ofensivos e 5 defensivos. Assim, temos que os ofensivos são: penetração, espaço, cobertura ofensiva, mobilidade e unidade ofensiva. Já os defensivos são: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio, concentração e unidade defensiva.
Todas as modalidades esportivas de invasão são jogadas coletivamente e possuem duas fases marcantes, a ofensiva e a defensiva, determinadas pela posse ou não da bola, ou seja, a equipe com a posse da bola está na fase ofensiva, enquanto a equipe sem a bola está na defensiva.
A cada um dos 4 princípios específicos do ataque (penetração, cobertura ofensiva, mobilidade e espaço) correspondem outros tantos da defesa (contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração) e vice-versa.
45 curiosidades que você vai gostar
Segundo Bayer, os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe e da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção de ponto.
“Eu digo que existem quatro fases dentro da organização ofensiva: a primeira fase que é a de construção, a segunda fase é de preparação, a terceira é de criação e a quarta é de finalização. ... Finalização: é considerada uma das três etapas do processo ofensivo.
Dessas seis regras, três são para o ataque: conservação individual e coletiva da posse de bola; progressão em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção do ponto.
Constituem aqueles que têm como objetivo invadir o setor (quadra) defendido pelo adversário, procurando atingir a meta contrária (adversária), para pontuar (marcar gol), protegendo simultaneamente a sua própria meta.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
As características presentes nos esportes de invasão são os lançamentos, recepções e passagens de bola ou de outro objeto. Neste roteiro vamos dialogar sobre dois esportes de invasão que são muito praticados em todo mundo e que fazem parte dos Jogos Olímpicos.
Destacam-se os 4 princípios ofensivos seguintes:O princípio de penetração. ... A cobertura ofensiva. ... A mobilidade. ... A procura do espaço. ... O princípio da contenção. ... A cobertura defensiva. ... O equilíbrio. ... A concentração.
Organização ofensiva
Aumentar o espaço efetivo de jogo tanto em largura, como em profundidade através do posicionamento e movimentação dos jogadores na última linha de defesa adversária e nos corredores laterais do campo, facilitando assim a circulação da bola.
Ou seja, a cobertura ofensiva é uma tática aplicada para manter a posse da bola com o seu time. E também para evitar que o adversário faça gol. A ideia é de que quanto mais tempo a sua equipe estiver com a bola, ampliam-se as chances de encontrar espaço, avançar no terreno de jogo e chegar na meta adversária.
Foram propostos quatro princípios operacionais de contra-ataque (controle da bola, busca por zonas livres, busca por vantagens numéricas e espaciais, arremesso de zonas favoráveis) e quatro de retorno defensivo (pressão no possuidor da bola, retorno antecipado, proteção de setores mais efetivos, organização do sistema ...
Trata-se da cobertura ofensiva que sempre ocorrerá se houver um jogador dando suporte por trás da jogada que está sendo realizada.
“Os princípios estruturais de defesa correspondem a uma intenção da equipe de tornar o espaço de jogo pequeno, com os jogadores próximos uns aos outros, para se ajudarem e diminuírem as linhas de passe do adversário, desorganizando-se o menos possível durante a fase de defesa”.
Esportes coletivos de invasão (ECIs) constituem uma classe particular de modalidades esportivas cuja disputa é baseada na oposição entre duas equipes, em um espaço comum, com o objetivo principal de pontuar e impedir o adversário de faze-lo.
Esportes de invasão: Esporte de invasão ou territorial são modalidades esportivas como o futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático e hóquei. Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.
Um desporto de combate ou esporte de combate é um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando as certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro.
O processo defensivo decorre, tal como o ofensivo, em três etapas (figura 5): – O equilíbrio defensivo – A recuperação defensiva – A defesa propriamente dita 1ª - O equilíbrio defensivo.
O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.
Se, para uns, há as fases ofensiva e defensiva do jogo, definidas por uma equipa deter ou não a posse de bola (Queiroz, 1983; Castelo, 2004), para outros o jogo tem quatro momentos: transição ofensiva, organização ofensiva, transição defensiva e organização defensiva (Silva, 2008; Daniel, 2016).
Qualquer ação ofensiva no futebol inicia-se a partir do momento em que a equipe recupera a posse de bola. O objetivo é a finalização ao gol do time contrário, sempre, mesmo nas situações em que parece deixar o tempo correr.
Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária.
Fundamentos do voleibol
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Como lançar depreciação acumulada?
Como melhorar a qualidade gráfica do PS4?
Como regular a sensibilidade do mouse?
Qual é o segredo para uma boa postura profissional?
Como arrumar a tinta da impressora HP?
Como melhorar a recepção do sinal digital?
Qual a causa da síndrome dos ovários policísticos?
Como lançar dependentes no IRPF 2021?
Como melhorar a recepção do sinal Wi-Fi do notebook?
Como uniformizar textura da pele?
Quantas fêmeas de codornas para um macho?
Como declarar day trade no Imposto de Renda 2021?
Quais as principais causas de incêndio em hospitais?
Quais anotações são necessárias para fazer o registro do empregado?