Pode-se caracterizar o Toyotismo, resumidamente, como um método de produção japonês, sustentado pelos princípios da “autonomação” e do “Just In Time”, com orientação da produção por demanda (ou seja, só é produzido a quantidade exata requisitada pela procura) e flexibilização do trabalho e da mão-de-obra.
Características do ToyotismoPrincípio da acumulação flexível. O princípio da acumulação flexível do Toyotismo surgiu por conta de limitações enfrentadas pelo Japão. ... Mão de obra multifuncional. ... Utiliza o sistema Just in time. ... Faz uso do método Kanban. ... Tem um rigoroso controle de qualidade.
O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.
Os dois pilares do Sistema Toyota de Produção seriam ainda apoiados por mais três bases que garantiriam o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen.
As bases do Sistema Toyota de ProduçãoRacionalização da força de trabalho. ... Padronização do trabalho. ... Produção flexível. ... Kaizen. ... Kanban. ... Poka-Yoke. ... Processamento desnecessário. ... Superprodução.
33 curiosidades que você vai gostar
1 INTRODUÇÃO. ... 2 PRODUÇÃO ENXUTA. ... 2.1 Perda por “Superprodução” ... 2.2 Perdas por Transporte. ... 2.3 Perdas no processamento. ... 2.4 Perdas por fabricação de produtos defeituosos. ... 2.5 Perdas por estoque. ... 2.6 Perdas por movimentação.
Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.
A principal característica do toyotismo é a adoção do sistema just-in-time, que busca aumentar a eficácia da produção através do atendimento à demanda dos consumidores, evitando a formação de grandes estoques de matérias-primas e produtos acabados, além de reduzir ao máximo o desperdício.
Toyotismo é um modelo de produção industrial que visa o princípio da acumulação flexível, evitando principalmente os desperdícios ao longo do processo.