O SPD consiste num conjunto de práticas agrícolas baseado em três princípios fundamentais: ausência de revolvimento do solo, cobertura do solo e rotação de culturas.
•Sucesso do sistema de plantio direto depende de 3 premissas básicas:a) não revolvimento do solo;b) rotação de culturas;c) cobertura permanente do solo (palhada)
O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma forma de manejo do solo que envolve técnicas recomendadas para aumentar a produtividade, conservando ou melhorando continuamente o ambiente de cultivo. Suas principais técnicas são: Ausência ou mínimo revolvimento do solo. Cobertura do solo com palhada.
O Plantio Direto é a técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido (sem prévia aração ou gradagem leve niveladora) usando semeadeiras especiais. Um pequeno sulco ou cova é aberto com profundidades e larguras suficientes para garantir a adequada cobertura e contato da semente com o solo.
As principais vantagens do plantio direto são a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo, mão de obra, maior possibilidade de semeadura na época certa, menos risco na seca (devido à retenção de umidade no solo), melhor resposta da cultura às chuvas, após um período de seca e ...
41 curiosidades que você vai gostar
Dentre as grandes vantagens obtidas com o plantio direto listamos algumas a seguir:Evita o impacto direto da gota da chuva;Regula a temperatura do solo;Conserva a umidade do solo;Melhoramento da estrutura do solo;Reduz a compactação do solo;Fonte de energia para os microorganismos do solo;
O plantio direto possui vantagens bem evidentes, como:Controle da erosão;Elevação da matéria orgânica disponível no solo;Reparação na estrutura do terreno;Diminuição da perda de água da terra;Equilíbrio na temperatura do solo;Aumento da atividade biológica;Minimização das operações com maquinários;
Implantação do plantio direto. 1ª etapa: primeiramente, é preciso eliminar as camadas compactadas do solo, antes de implantar o sistema. 2ª etapa: logo após, é preciso nivelar o terreno com sulcos ou valetas. Nesse momento, a ideia é deixar a área o mais homogênea possível.
O sistema indireto, também conhecido como sistema convencional, se baseia nas técnicas comumente conhecidas. O preparo do solo é composto pela retirada da vegetação nativa ou dos restos do plantio anterior. Na sequência, vem a aração e a gradagem. Neste sistema também é feita a aplicação de agroquímicos.
Como vimos, a grande diferença entre plantio convencional e plantio direto é que o primeiro exige a preparação do solo de forma mais intensiva, enquanto o segundo é conservacionista, mantendo a cobertura morta sobre o terreno.
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais.
O plantio direto tem diversos impactos ambientais positivos. O controle da erosão reduz a perda do solo. Ao aumentar a quantidade de água infiltrada, o sistema aumenta a quantidade de água disponível nos aqüíferos subterrâneos. Deste modo, o solo retoma o seu papel ecológico de reciclar a água.
Vantagens das plantas de coberturaCombate à erosão. A presença das plantas de cobertura, tanto vivas quanto na forma de palha, é capaz de evitar a temida erosão do solo. ... Fauna benéfica. ... Matéria orgânica. ... Isolante térmico. ... Compactação. ... Papel das raízes. ... Nitrogênio. ... Plantas daninhas.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
Basicamente, a diferença entre os dois é o preparo do solo. Método convencional utiliza mais etapas de manejo da terra, como a aração e a gradagem. Já o direto, é mais prático, porque dispensa esses procedimentos e aproveita os resíduos vegetais como cobertura para proteger a plantação.
A expressão "Semeadura Direta" deve ser entendida como o ato de depositar no solo sementes ou partes de plantas na ausência de mobilizações intensas de solo, tradicionalmente promovidas por arações, escarificações e gradagens.
Nesse sistema de plantio, o milho é plantado, sem irrigação, após uma cultura na época normal (geralmente a soja precoce). Nesse caso, a rotação soja precoce-milho ocupa a mesma área em um mesmo ano agrícola.
O conceito de plantio direto nos EUA foi introduzido nos anos 60, sendo que no Brasil o Sistema Plantio Direto (SPD) surgiu na década de 70, no Rio Grande do Sul e no Paraná, principalmente nas regiões de Castro e Ponta Grossa.
O plantio direto, além de apresentar custo menor, é um sistema conservacionista, por minimizar a perda do solo e de água por erosão. Resíduos de culturas, cobrindo a superfície do solo desempenham sua parte vital na proteção e podem ter efeitos importantes nos horizontes superficiais do solo.
diminuição da erosão do solo pela cobertura vegetal; efeito positivo sobre a diminuição das plantas daninhas; quebra de ciclo de insetos e doenças pela rotação de cultura; aumento da matéria orgânica do solo.
Sistema Convencional: combinação de uma aração (arado de disco) e duas gradagens, feitas com a finalidade de criar condições favoráveis para o estabelecimento da cultura.
Algumas vantagens do plantio direto são: controle da erosão, já que esse tipo de plantio é feito no meio da palha, diminuindo as perdas de água por evaporação, devido a barreira física formada e à redução da temperatura do solo, e por escoamento superficial, em virtude do aumento da capacidade de infiltração de água ...
Entre os fatores que limitam a utilização do Sistema Plantio Direto (SPD) o mais importante é o desconhecimento do conjunto de técnicas que compõem este sistema. Essa inadequação gera insuficiente motivação e entusiasmo, medo de mudar e insegurança na tomada de decisão.
Portanto, vale reforçar que a cobertura do solo e ou preservação contra erosão:contribui para a elevação da umidade;aumenta a microbiologia do solo por meio dos microrganismos;e favorece uma maior fertilidade através da matéria orgânica (MO), tornando o solo mais fecundo para o plantio.
Como ocorre o processo de digestão dos animais?
Como escrever a palavra metal em inglês?
Qual a definição de dismenorreia?
Qual o correto nobreza ou nobreza?
Como obter o selo de confiabilidade Certificado Digital?
Quantos filmes da Elvira existem?
Porque o sorvete sundae tem esse nome?
Tem como comprar ingresso antecipado no cinema?
Quantos dias de atestado de óbito?
Quanto custa uma conta comercial no WhatsApp?
Como se fala o nome Jesus em hebraico?
É possível ter uma conta corrente e uma conta salário no mesmo banco?