Na literatura e na poesia, a marginália foi representada por nomes como Paulo Leminski, José Agripino de Paula, Waly Salomão, Francisco Alvim, Cacaso, Torquato Neto e Chacal.
Paulo Leminski (1944-1989)
Poeta curitibano e grande representante da poesia marginal, Paulo Leminski Filho foi escritor, crítico literário, tradutor e professor. Escreveu contos, poemas, haicais, ensaios, biografias, literatura infanto-juvenil, traduções e, além disso, realizou parcerias musicais.
Recapitulando… características da Poesia Marginal
Não segue os padrões literários da Academia. Inconformismo com a censura feita pela ditadura. Propõe inovação poética e inventividade artística. Inspirada nos movimentos de contracultura.
A Poesia Marginal foi uma nova concepção artística que surgiu na década de setenta, durante um período de forte repressão e censura imposta pela ditadura militar. ... O poeta passou a ser totalmente responsável pela criação, reprodução e divulgação da sua poesia.
O gênero de poesia que foi denominado de marginal no Brasil se tornou conhecido por este nome porque seus poetas abandonaram os meios tradicionais de circulação das obras, através de (editoras e livrarias), e buscaram meios alternativos, realizando cópias mimeografadas de seus trabalhos, comercializados a baixo custo, ...
23 curiosidades que você vai gostar
A Poesia Marginal foi um movimento cultural importante para uma geração que buscou através da Literatura uma atuação cultural distante dos padrões da Academia e indiferente à crítica literária.
Na literatura, o termo marginal designa obras e autores que de alguma maneira se afastam do cânone, podendo se referir à produção literária que circula fora do circuito comercial das grandes editoras, a textos que procuram se opor às principais tendências literárias e a trabalhos relacionados a grupos cuja identidade ...
O termo literatura marginal surgiu na década de 1970, mas retorna nos dias de hoje com um novo sentido. ... O poeta Afonso Henriques Neto explica que no início os expoentes desse tipo de literatura a usavam para fazer resistência contra a ditadura militar.
Origem da Literatura Marginal
Nesse tipo de literatura, na escrita, os autores das obras são marginalizados por uma sociedade que não lhes dão ouvidos ou voz para falar e, encontraram na forma de escrever, um modo de mostrar sua revolta e busca por reconhecimento social e racial.
Que tipo de iluminação devo usar na cozinha?
O que fazer para melhorar o jeito de se expressar?
Como melhor se posicionar para um seminário e quais ferramentas usar para a apresentação?
Como jogar Terra Média sombras da guerra?
Qual a melhor sensibilidade pra dar capa no Free Fire?
O que estudar de gramática para redação?
Como fazer para passar a dor de um corte?
Qual era a função dos capitães do mato?
Como calcular o valor de mercado de uma empresa?
Como eram os hospitais de antigamente?
Como melhorar a internet da Vivo Fixo?
O que se pode conseguir com a força do pensamento?
Como furar a parede sem danificar?