No setor secundário da economia, o Estado do Rio de Janeiro se destaca nas áreas da metalurgia, siderurgia, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, alimentícia, mecânica, extração de petróleo entre outros.
As principais indústrias do Rio de Janeiro são petrolífera, siderúrgica, metalúrgica, automobilística, química, farmacêutica e alimentícia.
Há muitos anos congrega o segundo maior pólo industrial do Brasil, contando com refinarias de petróleo, indústrias naval, metalúrgicas, petroquímicas, gás-químicas, têxteis, gráficas, editoriais, farmacêuticas, de bebidas, cimenteiras e moveleiras.
21.346 empresas industriais em 2020 no estado. 4,6% do total de empresas que atuam no setor industrial do Brasil.
A soja, o arroz, o milho e o trigo constituem as principais culturas agrícolas praticadas no RS em termos de área plantada e quantidade produzida. Em se tratando de valor da produção, a esse conjunto de produtos se somam em importância o fumo, a uva e a maçã.
44 curiosidades que você vai gostar
O principal setor em participação no PIB da economia gaúcha é setor de serviços, que ganha força a partir da década de 90, seguido, pela indústria de transformação e pelo setor primário, principalmente a agropecuária com alguma participação do extrativismo, respectivamente cada um desses setores foram responsáveis por ...
Agropecuária.Serviços.Extrativismo.Indústria.Turismo.Ver também.
A produção de petróleo e gás em águas fluminenses se transformou na principal atividade industrial do Estado, que responde por 79% da produção nacional de petróleo.
Porte das Indústrias
120.901 empresas industriais em 2020 no estado.