CAUSAS DA POLUIÇÃO SONORATráfego automobilístico.Tráfego aéreo.Obras de construção.Restaurantes e lazer noturno.Animais.
Seguem-se alguns exemplos:Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros.Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc.Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.
Dessa forma, a poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. O ruído, por exemplo, é o maior causador da poluição sonora, seja pelo som das produções industriais, meios de transporte, obras urbanas, festas, shows, etc.
R: A poluição sonora ocorre num determinado ambiente onde o som altera a condição normal de audição. 3- Quais são as principais consequências desse tipo de poluição? R: Insônia; estresse; depressão; agressividade; perda de concentração; dores de cabeça; pressão alta; cansaço; gastrite; e até perda de audição.
O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.
31 curiosidades que você vai gostar
Veja algumas dicas práticas para prevenir a poluição sonora e diminuir seus danos:Evite locais com muito barulho;Use protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído;Não escute música com volume alto demais;Não grite em locais fechados;Feche as janelas do carro em locais de trânsito barulhento;
São poluentes como substâncias, resíduos ou sons que estão em excesso no ambiente, causando desconforto, doenças, estresse, diminuição da qualidade de vida, do ar, das águas, ou seja, do ambiente em geral, além de provocar sérias ameaças de extinção para os seres vivos.
Também provoca ansiedade, déficit de atenção, perda de memória, distúrbios de sono e dores de cabeça. Livrar-se das consequências da poluição sonora não é tarefa fácil. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível recomendável de ruído deve ser abaixo de 50 decibéis.
Segundo a OMS, a poluição sonora desencadeia reações de estresse no organismo que levam a diversos danos. ... Ou seja, a exposição recorrente a muito barulho causa a liberação desregulada de hormônios, o que afeta negativamente o organismo.
Algumas dicas para não sofrer com os efeitos nocivos da poluição sonora são:Evitar locais com muito barulho;Utilizar protetores auditivos em locais de trabalho com muito ruído;Escutar música no aparelho portátil com um volume baixo e não utilizá-lo por um período muito longo;
Enquanto perturbação do sossego alheio é enquadrado como contravenção penal, a poluição sonora é tida como crime ambiental. ... Essa lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.
Abordaremos, a seguir, os principais tipos de poluição, destacando como eles são gerados e como prejudicam a vida humana e dos demais seres vivos.Poluição atmosférica. ... Poluição hídrica. ... Poluição do solo. ... Poluição térmica. ... Poluição sonora e visual. ... Poluição luminosa. ... Poluição radioativa.
Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. ... O ser humano que vive em sociedade está constantemente produzindo lixo, além de gerar também uma grande quantidade de poluentes que afetam o ar, os solos, as plantações, áreas naturais e outros.
Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.
SOLUÇÕES E EXEMPLOS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO SONORA
Por exemplo: realizar atividades de lazer sem gerar ruído excessivo, evitar o uso do carro e escolher alternativas como a bicicleta ou o veículo elétrico, fazer obras domésticas nos horários recomendados, isolar as moradias com materiais que absorvem ruídos, etc.
É proibido perturbar o sossego alheio fazendo barulho acima dos limites estabelecidos em lei. A Lei Distrital 4092 de 2008 regulamenta o controle da poluição sonora e os limites máximos de intensidade da emissão de sons e ruídos, resultantes de atividades urbanas e rurais no Distrito Federal...
A exposição a sons superiores a 65 decibéis, por exemplo, assim como a ruídos agudos entre 80 e 85 decibéis, pode acionar respostas hormonais e do sistema nervoso. De modo geral, a partir de 60 decibéis os sons já podem ser considerados ameaças à saúde.
R.: Podemos citar alguns instrumentos de controle da poluição sonora, tais como: a) zoneamento ambiental, o qual consiste em um instrumento conferido ao Município para fazer o zoneamento da cidade, estabelecendo setores ou zonas residenciais, comerciais e industriais; b)os critérios utilizados para o licenciamento de ...
Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do arUse transporte público. Avalie a viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. ... Utilize mais bicicleta. ... Prefira biocombustível. ... Invista em carona solidária. ... Não faça queimadas. ... Ajude a plantar árvores.
Como evitar a poluição dos solosTratar lixos e resíduos domésticos e industriais;Colocar o lixo no local correto;Conservar as florestas;Utilizar materiais reciclados e preferir produtos ecológicos sempre que possível;
Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo em microescala. ... O termo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”.
Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. ... A poluição pode ocorrer devido às ações do homem, mas também pode ter causas naturais.
Existem diversos tipos diferentes de poluição, sendo todos prejudiciais ao meio ambiente. Algumas poluições, no entanto, são pouco lembradas, como é o caso da poluição desencadeada quando o volume de determinado som é superior àqueles considerados normais.
Poluição radioativa
A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.
Chumbo, cromo, mercúrio, amianto, cádmio e compostos orgânicos voláteis – os poluentes mais comuns e mais mortais do planeta – já diminuíram 17 milhões de anos de vida nos países em desenvolvimento*.