4. LENDAS AMAZÔNICAS4.1. O CURUPIRA. O curupira é considerado um ser mitológico presente nas florestas amazônicas. ... 4.2. O MAPINGUARI. ... 4.3. HONORATO COBRA GRANDE. ... 4.4. O BOTO. ... 4.5. IARA. ... 4.6. BOITATÁ ... 4.7. CAIPORA. ... 4.8. KANOÊ
Você observou que a maioria das lendas brasileiras abordam a natureza como ambiente principal, pensando nesta reflexão, o texto: A Lenda do Xingu e do Amazonas faz parte da cultura dos povos da região amazônica, e essa área abrange a maior floresta tropical do mundo e cuidar deste patrimônio é um desafio mundial.
A origem dos rios Xingu e Amazonas também faz parte do imaginário indígena. Dizem que antigamente era tudo seco. Na Floresta Amazônica não tinha água nem rio. A ave Juriti era a dona da água e a guardava em três tambores.
A sofrida lua não conseguiu misturar suas lágrimas às águas salgadas do mar e foi assim que algo estranho aconteceu. As águas formadas com as lágrimas da lua escavaram um imenso vale, onde também muitas serras se levantaram. ... Eram as lágrimas da lua, que de tanta tristeza, formaram o rio Amazonas, o rio-mar da Amazônia.
8 lendas amazônicas para você conhecerLenda da Cobra Grande. Também conhecida como Boiúna, a lenda conta a história de uma cobra gigantesca que habita os grandes rios da Amazônia. ... Lenda do Uirapuru. ... Lenda da Mandioca. ... Lenda do Açaí ... Lendas do Lobo-Guará ... Lenda da Vitória-Régia. ... Lenda do Rio Amazonas. ... Lenda do Curupira.
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Outra corrente põe a raiz do termo no tupi, com significado de lugar da chuva . Uma terceira, ainda, traça o surgimento do nome ao nheengatu - dialeto falado por índios, escravos e europeus na Amazônia - com tradução para terra que acaba ou ilha .
O Foco Narrativo é um elemento primordial dos textos narrativos uma vez que determina o tipo de narrador de uma narração. Em outras palavras, o foco narrativo, representa a “voz do texto”, sendo classificados basicamente em três tipos: Narrador Personagem.
Lendas IndígenasLenda da Iara. Iara era uma índia admirada pela sua beleza e também pelo fato de ser uma grande guerreira. ... Lenda do Curupira. ... Lenda do Boto. ... Lenda da Mandioca. ... Lenda do Boitatá ... Lenda do Guaraná ... Lenda do Caipora. ... Lenda do Saci-Pererê
Uma outra história ligada à região de Natividade explica o surgimento do povoado do Senhor do Bomfim, um dos principais pontos religiosos do Tocantins. "Diz a lenda que um vaqueiro teria encontrado a imagem do Senhor do Bonfim sobre um toco de madeira, sempre reaparecendo neste local depois de ser retirada.
O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?
O curupira é uma das lendas do folclore brasileiro. Fala de um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores. Na lenda, o curupira é um ser conhecido como protetor da floresta.
O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc.
As Danças Folclóricas do Tocantins
As danças são riquezas folclóricas do Estado, como as congadas de Santa Rosa, sússia e catira de Natividade, a jiquitaia de Almas e o kupré dos índios Xerente.
O Pirarucu era um índio guerreiro da nação dos Nalas. Este jovem índio era muito valente, orgulhoso, vaidoso, injusto e gostava de praticar a maldade. Foi então que o Deus Tupã resolveu castigá-lo por todas as suas maldades e pediu à Deusa Luruauaçu que fizesse cair uma grande tempestade, e assim aconteceu.
Ao ler A vitória-régia , O uirapuru , O guaraná , A Iara , O boto , entre outros contos, o leitor é transportado para a Amazônia, podendo vivenciar intensamente a cultura local, de forte influência indígena, e manter viva a memória, que é parte integrante da história do Brasil.
Os mitos podem ser definidos como narrativas orais que contêm verdades consideradas fundamentais para um povo (ou grupo social). São histórias que contam como as coisas chegaram a ser o que são e como as divindades, os homens, os animais e as plantas se diferenciaram.
As que caíram no chão, se tornaram animais terrestres, como a paca e a cotia. Pouco tempo depois, as crianças, lá do céu, começaram a observar seu povo na terra e seus olhos brilhavam no ambiente celestial. Seus olhos brilhavam como as estrelas e foi assim, segundo a mitologia dos Bororo, que surgiram as estrelas.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.
Foco narrativo é o ponto de vista daquele que conta uma história. O foco narrativo pode ser em primeira ou em terceira pessoa. O narrador personagem possui um ponto de vista em primeira pessoa. O observador e o onisciente possuem ponto de vista em terceira pessoa.
Quando o narrador é uma das personagens, dizemos que o foco narrativo é em primeira pessoa; quando não é uma das personagens, estando, portanto, fora da história, dizemos que o foco narrativo é em terceira pessoa.
Na obra Miguel Strogoff, de Júlio Verne, verifica-se a presença clássica do tipo de narrador observador: distante e neutro, ele apresenta a vida do personagem como um filme.
Significado de Amazônia
Etimologia (origem da palavra Amazônia). Por influência de amazonas; do latim amazon,inis; pelo grego amazon, mulher guerreira, que segundo lendas antigas queimava o seio direito para facilitar o uso do arco.
No século 16, Francisco Orellana descobriu o norte do Brasil. Quando chegou perto de um rio muito grande, foi atacado por mulheres guerreiras montadas a cavalo. Lembrou-se, então, das amazonas gregas. É por isso que o Rio Amazonas se chama Amazonas.
A palavra icamiaba significa “a que não tem seio”, segundo o estudioso João Barbosa Rodrigues. Essa versão encontra respaldo na lenda grega que dizia que as amazonas queimavam o peito das meninas ainda crianças para que não atrapalhasse o lançamento da flecha.
São comunidades que mantêm vivos traços sócio culturais marcantes. É o caso de Lagoa da Pedra (Arraias), onde se realiza a Roda de São Gonçalo, ou Cocalinho (Santa Fé do Araguaia), que mantém a dança do lindô e o hábito de assar bolos de puba e de tapioca no chão, em pedras.
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