Quando falamos sobre o patrimônio de uma companhia, nos referimos a todos os seus bens, direitos e obrigações. Portanto, o patrimônio é muito mais do que apenas a mobília, as instalações e os ganhos financeiros. É tudo o que a organização possui, além de tudo que tem a chance de gerar algum lucro.
Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos ( obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.
Matérias-primas, produtos em estoque, máquinas, equipamentos e até mesmo patentes também são considerados patrimônios. Marcos B. Lanna, autor do Livro AFE Segredos do Sucesso Empresarial, ressalta que o patrimônio de uma empresa precisa ser contabilizado corretamente.
Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.
Para frisar, chamamos de patrimônio os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Como bens, consideramos tudo que tem valor econômico para uma organização. Em outras palavras, tudo o que pode ser convertido em dinheiro.
19 curiosidades que você vai gostar
Como fazer o controle patrimonial do seu negócio? O controle patrimonial é um processo que envolve cinco etapas principais: o inventário do patrimônio, a avaliação dos ativos, a revisão de vida útil, a determinação de taxa de depreciação e, por fim, o Teste do Impairment.
O conceito de patrimônio familiar é muito claro: estamos falando dos bens de uma família que servem como alicerce para o futuro. Basicamente, esse patrimônio é composto por bens de maior valor, que não se deterioram no curto prazo e que podem funcionar como fonte de renda diante de situações de emergência.
Na esfera da economia e do direito, patrimônio é a reunião de bens, direitos e obrigações que possuem valor financeiro. Em outras palavras, o patrimônio é indivisível e corresponde à junção de todos os bens, direitos e obrigações que uma pessoa física ou empresa possui ou deve.
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Como saber se sua bebê foi molestado?
Como derrubar uma parede de uma casa?
Como quebrar o pescoço de galinha?
Qual o salário de um policial civil em Rondônia?
Como saber se o gato e angorá?
Como absolutismo era justificado?
O que acontece quando o HD queima?
Como saber o valor patrimonial de um fundo imobiliário?
Como Collor confiscou a poupança?
Como ocorre o desdobramento mediúnico?
Tem como recuperar um HD danificado?
O que significa Igreja Messiânica do Brasil?
Como quebrar o silêncio com a Crush?
O que aconteceu ao longo dos tempos entre os dois povos portugueses e indígenas?
Como fazer um piso de concreto?
Como a dança surgiu no Brasil?
Quanto tempo um DOC demora cair?