Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho.
Ossos longosclavícula.úmeroulna (cúbito)rádiometacarpo.falanges.fêmurfíbula (perónio)
Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como "rótula" (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados.
Ossos longos
São ossos cujo comprimento, apesar de ser variável, é maior que a largura e a espessura. Além disso, são resistentes pela sua estrutura ligeiramente curvada para absorver o estresse gerado pelo peso corporal.
41 curiosidades que você vai gostar
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Ossos longos: Possuem a função de proteger os órgãos vitais sobre a largura e a espessura.
São aqueles nos quais nenhuma das três dimensões prevalece. Geralmente, os ossos curtos são formados por tecido esponjoso, revestido o mais das vezes superficialmente por uma camada de tecido compacto. Exemplos de ossos curtos são os ossos do carpo e do tarso.
Os ossos produzem novas células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea. Os ossos proveem ao corpo um local para armazenar minerais como cálcio e fósforo.
São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal. Estes ossos têm cavidades (sulcos) com mucosa (que, se inflamada, causa sinusite).
O esqueleto apendicular é composto por 126 ossos, os quais formam nossos membros.
É o conjunto de elementos que constitui a estrutura do corpo humano. Pesa entre 3 e 10 quilogramas e compreende 206 ossos. Além de suporte, os ossos também têm a função de proteger os órgãos humanos.
Reserva de sais minerais: os ossos armazenam diversos sais, como cálcio, fósforo, potássio, entre outros. Em relação ao cálcio, quando a quantidade eliminada pelo organismo é maior que a absorvida, o organismo busca o equilíbrio retirando cálcio dos ossos.
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso. ... A maioria dos ossos se forma a partir da cartilagem.
O indivíduo adulto apresenta principalmente a medula óssea amarela, estando a vermelha restrita a algumas regiões, como:vértebras.costelas.externo.crista ilíaca.ossos do crânio.nas epífises do fêmur e úmero.
As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. Também se dá esta designação aos artículos dos tarsos dos insetos. Nos hominídeos, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux (o "dedo grande do pé"), que têm apenas duas.
Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens. ... Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz orgânica (colágeno, proteoglicanos e glicoproteinas). O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico.
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.
Sistemas do corpo humanoSistema respiratório. O sistema respiratório é um dos principais sistemas do corpo humano. ... Sistema circulatório. O sistema circulatório é responsável por realizar o transporte do sangue. ... Sistema nervoso. ... Sistema digestório. ... Sistema sensorial. ... Sistema endócrino. ... Sistema Urinário. ... Sistema reprodutor.
Qual a distância mínima do muro para construir?
Qual a importância do futebol na vida dos brasileiros?
O que é segurança psicológica no trabalho?
Como trabalhar com Bambole na educação infantil?
Quantas pessoas sabem falar Libras no Brasil?
O que faz um Gerente de relacionamento no banco?
O que é a produção de bens e serviços?