O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.
As técnicas usadas no exame físico vão exigir do profissional o uso de quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato. Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição).
O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.
Para realização do exame físico utilizamos quatro técnicas básicas: a inspeção, a ausculta, a palpação e a percussão. Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. A inspeção é a mais importante de todas as técnicas, por isso deverá ser utilizada no início de cada fase do exame físico.
A percussão é uma técnica do exame físico que consiste em golpear partes do corpo, produzindo sons audíveis e vibrações palpáveis, que diferenciam de acordo o tecido em questão.
33 curiosidades que você vai gostar
A percussão é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro.
A percussão também é um procedimento comparativo: examinem-se os dois hemitórax do ápice para a base, nas faces posteriores e laterais anterior. Durante essa técnica, avaliam-se também os limites inferiores dos pulmões e a movimentação máxima desses limites.
Os métodos propedêuticos inspeção, palpação, percussão e ausculta contribuem para a identificação dos sinais e sintomas de normalidade e anormalidade.
- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.
Enfermagem: três etapas para realizar exames físicosInspeção. De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. ... Palpação. “O toque no corpo é o que confirma a existência de dor local”, explica a profissional do Hospital São Camilo. ... Ausculta.
O paciente deve estar vestindo um avental que se abre na frente ou atrás. Pijamas também são aceitáveis. Por convenção, o examinador fica de pé à direita do paciente, com este deitado na maca. O examinador utiliza a mão direita para a maioria das manobras do exame.
A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas); Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões.
Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ... II – Diagnóstico de Enfermagem. ... III – Planejamento de Enfermagem. ... IV – Implementação. ... V – Avaliação de Enfermagem.
Já o exame físico consiste em analisar o paciente, observando sinais e sintomas clínicos, além de manobras com o intuito de diagnosticar doenças. O exame físico está dividido em: 1 – Inspeção: através da visão, identificam-se alterações que possam sugerir patologias.
Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo.
A palpação deve ser realizada com a mão direita, alternando a pressão exercida até se obter a melhor sensação tátil. Inicialmente, a palpação deve ser feita com a palma da mão e, ao acharmos o que desejamos, limitamos com as polpas digitais.
Importância da palpação: durante o diagnóstico
A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.
A palpação é realizada através das polpas digitais utilizando-se de movimentos suaves e precisos. Basicamente as técnicas utilizadas para a palpação são o deslizamento sobre a pele utilizando os dedos indicadores e polegares.
Na área da saúde, especificamente na medicina e em áreas clínicas, a propedêutica caracteriza um conjunto de técnicas para levantar dados e diagnósticos iniciais. As técnicas utilizadas envolvem observação, palpação, medida de temperatura e outros exames simples e inespecíficos.
Retrair prepúcio expondo a glande (secreções, esmegma, lesões ou inflamações). Comprimir levemente o meato urinário: visualização da porção terminal da uretra – secreções, coloração. A borda deve ser rosada e lisa. (Vermelhas, evertidas, edematosas, secreção – sugere uretrite).
A utilização dos métodos propedêuticos segue uma ordem. Durante o exame físico do abdome, o enfermeiro deve primeiramente realizar a inspeção, em seguida a palpação e percussão, e por fim a ausculta.
Sons ouvidos na percussão:Maciço – som agudo, de pequena intensidade e pequena duração (ex.: massas, derrame pleural)Surdo – som médio, de média intensidade e média duração (ex.: atelectasia, pneumonia)Timpânico – som agudo, de alta intensidade e longa duração (ex.: pneumotórax)
Percussão é bater no corpo com as pontas dos dedos para demarcar. Percussão do tórax: produzir vibrações na parede torácica. A percussão também é um procedimento comparativo: examinam-se os 2 hemitórax do ápice para base, nas faces posterior, lateral e anterior.
A percussão deve ser realizada com a mão dominante, usando-se a falange distal (ponta do dedo) do terceiro dedo sobre o segundo ou terceiro dedo da outra mão, que deve estar inteiramente em contato com a pele e com os dedos bem separados.
Entre as técnicas para este procedimento temos: percussão direta; percussão dígito - digital; ou punho-percussão, percussão com a borda da mão e percussão por piparote. A percussão direta é realizada golpeando-se diretamente com as pontas dos dedos a região alvo.
Quando abre as inscrições Pará PM 2022?
Qual objetivo da preservação do meio ambiente?
O que significa a presença de cristais na urina?
Porque Eu estarei com vocês todos os dias?
Quem ama não tem ciúmes versículo?
Como limpar energias negativas do ambiente?
Quanto ganha um brasileiro em Londres?
O que empreender com 2 mil reais?
Para que serve o furo na tampa de vidro?
Qual a língua falada pelos kalapalos?
Quais são os tipos de bacias hidrográficas?
Como identificar um bloqueio emocional?
Quais Androids rodam Genshin impact?