A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. ... Quando estudamos a história ou origem da literatura deparamos com um conceito: o de estilos literários ou estilos de época.
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo. ... Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.
Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
O ensino de Literatura é fundamental para a formação dos alunos. ... Por essa complexidade, os textos literários são muito apropriados para o ensino. Porém, a função da Literatura em contexto escolar de hoje se difere bastante da atribuída nos tempos de Brasil Colônia.
18 curiosidades que você vai gostar
Em relação ao papel do ensino da literatura, as respostas versaram desde a humanização, o desenvolvimento das habilidades reflexiva, leitora e escrita (P1-3), passando pelo conhecimento histórico-cultural, elemento identitário, novamente desenvolvimento da capacidade leitora e exercício interpretativo (P2-3) até a ...
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) realizou a primeira classificação dos gêneros literários em: Lírico, Épico e Dramático. Anos depois, o gênero épico passou a ser denominado como narrativo. Conheça mais sobre cada um deles.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as técnicas da gramática, da retórica e da poética.
Com manifestações líricas, satíricas e épicas, esse movimento ocorreu durante parte do ciclo do ouro no Brasil, no século XVIII. Movimento literário das primeiras décadas do século XIX, foi fundador de várias bases da nossa identidade nacional, com autores como Gonçalves Dias e José de Alencar.
As escolas literárias são subdivisões de duas grandes eras de nossa literatura: a Era Colonial e a Era Nacional. ... Sendo assim, nossa literatura começa a ser sistematizada a partir do Quinhentismo, expressão genérica que denomina todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI.
No Brasil, dividimos os movimentos literários em duas grandes eras: Era Colonial (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo) e Era Nacional (Romantismo, Realismos, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Concretismo, Literatura contemporânea).
Resposta: funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
Explicação: Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.
O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais.
Época arcaica. ... Os vários tipos de poesia lírica grega surgiram no período arcaico entre os poetas das ilhas do mar Egeu e da Jônia, no litoral da Anatólia. Arquíloco de Paros, do século VII a.C., foi o primeiro poeta grego a usar a elegia de uma forma mais pessoal.
O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. ... Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.
A relação entre a Literatura e a Realidade tem sido alvo de debates desde a antiguidade clássica. Na Grécia antiga, nos tempos antes de Cristo, os teóricos já se ocupavam do tema. A princípio pensava-se a Literatura como cópia da realidade, mas percebeu-se que a arte em geral não oferece uma cópia fiel do real.
Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. ... A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.
3 A Literatura proporciona o aprendizado, de uma forma lúdica e segura, ao mesmo tempo em que permite o acesso das novas gerações aos valores acumulados pelo processo civilizatório e universalmente aceitos como válidos, como a honestidade, o respeito ao próximo, a importância da cultura, enfim a transmissão de valores ...
A literatura mediada pela atividade teatral conduzirá ao aperfeiçoamento e fluidez da leitura e da escrita, ao desenvolvimento vocabular, ao estímulo das possibilidades intelectuais, ao desenvolvimento da sensibilidade, do senso crítico e artístico, da sociabilidade e trabalho coletivo.
Após as leituras realizadas percebe-se que a literatura contribui muito para a formação do cidadão pois instiga a criança a pensar criticamente, expor opiniões, realizar comparações entre a leitura e a realidade vivida. ... A leitura nos remete ao lúdico ao estruturar-se em regras, emocionar e divertir o leitor.
Qual resultado normal de Holter 24 horas?
Qual o principal objetivo do marketing direto?
Quem tem direito a home care da Unimed?
Quais as atribuições da enfermagem junto ao Serviço de nutrição e Dietética?
O que é uma conjuntivite bacteriana?
Quem tem artrose no ombro pode se aposentar por invalidez?
O que é filosofia e quais são suas principais características?
Como saber se a conta salário Itaú está ativa?
Como construir sem mexer no terreno?
Quais são os tipos de desbridamento de feridas?
Quais as características de um professor de educação infantil?
Como alterar RG na Receita Federal?
O que são memórias DDR DDR2 DDR3 e DDR4?
Qual a função de um analista administrativo?
Qual o maior exportador de frutas do Brasil?
Qual a diferença entre ramal de descarga e ramal de esgoto?