Equipamentos para análise de água: conheça os principais!
Análise Física Cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor e sabor são registrados.
Como é realizada a análise da água? A água é coletada conforme um plano de amostragem definido previamente e é encaminhada ao laboratório que avalia parâmetros microbiológicos e físico-químicos, comparando com os limites especificados pela legislação vigente.
Já o Turbidímetro é o aparelho que mede turbidez da água, ou seja, a resistência da água à passagem da luz, provocada pela presença de partículas nela. Esse equipamento analisa a concentração das partículas e garante a pureza ou não de determinado produto. O valor máximo de turbidez na água é de 5,0 NTU.
Geralmente, são utilizados dois indicadores do teor de matéria orgânica na água: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO).
Alguns exemplos dos ensaios que contemplam a análise físico química de água potável e que são realizados pela Quimi Quali Laboratório, Engenharia e Serviços Ambientais são: pH, cor aparente e cor verdadeira, turbidez, alcalinidades (bicarbonato, hidróxidos e carbonatos),cloretos, metais (ferro, manganês, alumínio, ...
Precisa, portanto, apresentar-se clara e incolor, sem sabor, inodora, além de não conter matéria em suspensão, substâncias químicas nocivas e microrganismos patogênicos. Por isso, qualquer água destinada ao consumo deve ser submetida ao processo de análise de água para consumo humano.
A análise de água é de grande importância, em especial quando destinada ao consumo humano. Assim conseguimos nos assegurar se a água distribuída é de confiança. Ou seja, se está isenta de microrganismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.
Acredita-se que os parâmetros aqui descritos são suficientes para monitorar o controle da qualidade da água distribuída para consumo humano em diversas localidades do país. O exame da água, principalmente daquela destinada ao consumo humano, é de fundamental importância.
Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água. Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal. Cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor e sabor são registrados.
Que, como o nome diz, serve para medir vários outros parâmetros na água. Como sugestão fizemos uma lista dos principais equipamentos para utilizados no Laboratório de Análise de Água: O cloro presente na água, ao combinar-se com compostos nitrogenados, forma o cloro combinado.
Dentre os vários pontos abordados, ela fala sobre a importância das análises físico-químicas para o controle de qualidade da água, destaca as normas e sistemas de purificação recomendados para obtenção de água reagente. Confira. Qual a importância das análises físico-químicas para o controle de qualidade da água?