Algumas estruturas neurais estão associadas ao controle alimentar por mecanismos distintos e correlatos que ocorrem no hipotálamo, hipocampo e em outras áreas como no cerebelo, bulbo olfatório, glândulas pituitária e pineal que exercem funções distintas, porém influênciam o comportamento alimentar, intermediadas ...
Um grupo de substâncias no hipotálamo controla especificamente a ingestão de gordura. Estas substâncias incluem o peptídeo galanina, peptídeos opióides e o mineralocorticóide aldosterona, que agem no hipotálamo medial potencializando a ingestão de gordura.
A grelina, hormônio liberado pelo estômago quando se encontra vazio, age diretamente no cérebro fazendo com que a sensação de fome seja ativada. Ao ingerirmos qualquer alimento, o estômago por sua vez libera o hormônio PYY que ao agir igualmente no cérebro libera a sensação de saciedade.
Os sinais de fome e saciedade vão para o hipotálamo, uma estrutura cerebral que analisa e gera as respostas apropriadas.
Os principais centros neurais responsáveis pela regulação da ingestão dos alimentos são os núcleos laterais do hipotálamo (centros da fome ou da alimentação) e os núcleos ventromediais do hipotálamo (centros da saciedade).
O comportamento alimentar tem duas principais funções: manter a quantidade de nutrientes necessárias a nossa sobrevivência (processos fisiológicos) e o prazer que o ato de comer nos proporciona, liberando neurotransmissores (serotonina e dopamina) responsáveis pelo prazer e bem-estar.
Segundo Lent (2004), a regulação de alimentos dá-se também devido a fatores hormonais. Quando as células adipócitas estão cheias de gorduras, ocorre a liberação de leptina (hormônio), que chega ao hipotálamo e inibe o centro da fome, ativando a saciedade.
O objetivo em comum entre os artigos foi observar como alterações no comportamento alimentar ocasionam os distúrbios alimentares, e quais podem ser os tratamentos - farmacológicos e/ou psicoterápicos - para tais casos. Além disso, os participantes analisados foram, na maioria, mulheres jovens adultas com média de 30 anos.
A influência da imagem corporal no comportamento alimentar. In: ALMEIDA et al. Psicobiologia do comportamento alimentar. Rubio: 227p., 2013. OLIVEIRA, F. P. de. Comportamento alimentar e imagem corporal em atletas. Rev Bras Med Esporte. 9 (6):348-356 , nov./dez., 2003.
Quanto é o imposto sobre o inventário?
Onde se desenvolveu a civilização Núbia?
Quem foi que disse Eis o Cordeiro de Deus?
Qual a norma de segurança utilizada na soldagem e corte?
Quanto cobra um youtuber para fazer propaganda?
O que acontece quando uma dívida vai pro fórum?
Qual é a base da economia chilena?
Como aumentar o tamanho da caixa postal Locaweb?
Qual é a classificação do romance?
Quantas micras tem uma lona de caminhão?
Em que ano Minerva McGonagall nasceu?
Quais são os principais problemas enfrentados pelo trabalhador brasileiro?
O que fazer para tomar uma decisão?
Quem foi o papa eleito em 1958?
Como saber se o benefício do INSS está na conta?