O sonho para psicanálise possui um conteúdo manifesto e latente. O que Freud chamou de trabalho do sono, para ele, havia quatro tipos de mecanismos do sonho: a condensação, o deslocamento, a dramatização e a simbolização.
Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.
Freud criou a teoria sobre o trabalho do sonho (distorção no sonho para proteger o sujeito do carácter ameaçador dos seus desejos), em que fala dos mecanismos da condensação e do deslocamento. A condensação é como juntar no sonho parte das vivências do quotidiano com outras censuradas, provocando confusão.
São eles:Condensação. Vários elementos vivenciados se combinam em uma só ideia, de forma que o sonho se torna menos compacto. ... Deslocamento. ... Simbolismo. ... Dramatização.
- Com o livro Interpretação dos Sonhos, de 1905, Freud descobriu que existe uma área da mente chamada inconsciente. Quando uma pessoa fala sobre o sonho, dá uma explicação muito objetiva, lógica, exata. Ele chamou isso de conteúdo inconsciente, que é o que gera esse sonho.
29 curiosidades que você vai gostar
O rabino conta que, em média, 50% dos sonhos que temos são falsos. Na realidade, eles são uma mera projeção do que sentimos, vimos e até comemos durante o dia.
Para muitos de nós os sonhos podem não ter significado algum. Mas o sonho para a psicanálise, pode revelar desejos e traumas ou outros elementos presentes em nosso inconsciente. Para a psicanálise, o sonho é uma das formas de acessar o inconsciente, parte da mente a qual não temos acesso de forma fácil.
O que significam os 5 tipos de sonho mais comunsSer perseguido. Pesadelos sobre perseguição sugere que há alguma questão em sua vida que você deseja ou precisa enfrentar, mas não se sente seguro para faze-lo. ... Dentes caindo. ... Não encontrar um banheiro. ... Estar nu em público.
Mecanismos de Defesa do EgoRepressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ... Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ... Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ... Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.
É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.
O sonho pode ser entendido como a expressão de uma série de desejos, que encontram nele a única via para a consciência. É por isto também que o sonho será entendido por Freud como a via régia para o inconsciente, uma vez que é sua manifestação mais direta.
A expressão do desejo através do sonho
O desejo se apresenta como fantasias, que podem ou não ser realizadas para satisfazer o sujeito. Assim como afirma Freud, esse desejo pode ser reprimido, pois seus pensamentos serão censurados e deformados pela atividade onírica.
A função do ego é mediadora, integradora e humanizadora entre as pulsões, as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior.Ao contrário do id que é fragmentado em tendências independentes entre si, o ego surge como uma unidade e com instância psíquica que assegura a identidade da pessoa.
Tem a função de proteger o ego contra elementos como a ansiedade e o desprazer, por exemplo, e são normais a todos os seres humanos, podendo ser utilizados também para defender de forma patológica o narcisismo do sujeito.
O altruísmo pode ser usado como um mecanismo de defesa, por exemplo, sendo particularmente útil para uma pessoa que sentimos que não gosta de nós ou neutralizando um argumento com palavras gentis e positividade.
1 – Sonhar com desastres naturais
Sonhar com terremoto, tsunami, uma grande tempestade ou outro desastre natural é mais comum do que se pensa. Catástrofes ou desastres naturais representam um medo iminente do inconsciente e um forte sentimento de ansiedade.
Os 7 maiores sonhos dos brasileiros1 – Viagem. Viajar para o exterior, viajar pelo Brasil, viajar nos finais de semana… ... 2 – Cirurgia plástica. Uau! ... 3 – Casa própria. Quem nunca ouviu falar no sonho da casa própria? ... 4 – Carro. ... 5 – Academia de ginástica. ... 6 – Eletroeletrônicos. ... 7 – Estudar fora.
Confira abaixo.1 – Sonhar que está caindo. Fonte da imagem: Shutterstock. ... 2 – Dentes caindo. ... 3 – Ir ao trabalho ou à escola sem roupas. ... 4 – Fazer uma prova. ... 5 – Sonhar que está morrendo. ... 6 – Encontrar uma celebridade. ... 7 – Ser perseguido. ... 8 – Traição.
Como interpretar sonhos
Vá ligando os pontos. Anote também como se sentiu no sonho: se teve medo, se estava angustiado, feliz… Depois de alguns dias, observe para ver se existem padrões em seus sonhos. Alguma imagem ou ação que seja recorrente, mesmo que não seja igual.
A resposta mais direta, que você pode usar para explicar aos seus filhos: a gente sonha para conseguir armazenar memória. Só porque sonhamos somos capazes de aprender com as experiências vividas. Memórias podem ser comparadas a gavetas em que são guardadas as emoções.
Para o cérebro não faz diferença se é sonho ou realidade. Por isso as recordações das experiências que registramos dormindo são tão vivas. Se analisarmos as ondas cerebrais provocadas pelo sonho, veremos que suas características são semelhantes às dos momentos de vigília.
Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.
Esses mecanismos vão ajudar a reduzir tensões internas da mente, protegendo o psiquismo durante as sessões de análise. Além disso, o profissional também deve estar atento aos chistes e aos diversos tipos de atos falhos.
O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia. Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste.
O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.
Como sabemos o termo hematose se refere a passagem?
Quando é que não se confunde a letra G com a letra J?
Como identificar alimentos ultraprocessados?
Como saber a ploidia da célula?
Como é possível romper com as barreiras à inovação?
Quem foram os Pré-socráticos com o que eles se preocupavam?
Como parcelar IRPF pelo E-cac?
Como fazer a leitura do QR Code da minha rede?
Como pedir desligamento da energia?
Como solicitar prorrogação de posse?
Como solicitar poda de árvore na EDP?
Como se chama uma coisa que tem formato de orelha?
Como limpar uma panela de cera quente?
Como pedir reembolso integral Saúde?
Como dar entrada no seguro desemprego pelo Emprega Brasil?
Como se chama a pessoa que não pode ver sangue?
Quanto tempo demora para aparecer as parcelas do Seguro-desemprego na carteira digital?