Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.
Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.
Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede. A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado. A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.
Parte principal da tese ou da dissertação composta de três elementos fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS: obrigatório. Sintetiza a contribuição do trabalho e deve estar de acordo com os objetivos. Não deve conter dados, comentários ou discussão dos resultados. As conclusões devem ser apresentadas na forma de parágrafos curtos, com frases diretas e informativas.
18 curiosidades que você vai gostar
Os elementos pós-textuais do artigo científico são aqueles inseridos após o desenvolvimento, os quais se caracterizam por traços distintos. Como literalmente nos indica o prefixo “-pós”, inferimos que se trata daqueles elementos que se encontram depois do desenvolvimento do artigo.
Texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação e ilustração para o desenvolvimento do trabalho.
Os cinco elementos pós-textuais são: referências, apêndice(s), anexo(s), glossário e índice.
São elementos pré-textuais, exceto: a) Capa. b) Folha de Rosto. c) Introdução. d) Errata.
Basicamente, um projeto apresenta sete elementos: Identificação do projeto – Identificam-se as informações básicas e os aspectos gerais da sua abrangência. Descrição da situação-problema – Descreve-se a problemática. Definição de metas – Os resultados desejados são estabelecidos.
São elementos pré-textuais: folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e de siglas, lista de símbolos e sumário.
Para produzir uma pesquisa científica, o pesquisador deve seguir alguns dos elementos básicos do método científico, como por exemplo:Problema da pesquisa. ... Informações e seleção de fontes pertinentes (revisão bibliográfica) ... Definição das ações (metodologia aplicada) ... Tratamento das informações.
Quais são as principais normas da ABNT?NBR 14724/2011 - Trabalho Acadêmico.NBR 10520/2002 - Citações.NBR 6023/2018 - Referências.NBR 6027/2012 - Sumário.NBR 6028/2003 - Resumo e Abstract.NBR 6024/2012 - Numeração progressiva das seções de um documento.NBR 6034/2004 - Índice.NBR 15287/2011 - Projeto de pesquisa.
Tamanho padrão da folha: A4 (21 cm x 29,7 cm) Espaçamento entrelinhas de 1,5 ou simples. Fontes Times Roman ou Arial, tamanho 10, 12, 14, 16. A capa é um elemento, pré textual obrigatório, além da folha de aprovação, resumo em português e em língua estrangeira e sumário.
A formatação segundo as normas ABNT para a conclusão é manter o texto tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman. Espaçamento: Recuo de 1,25 cm nas primeiras linhas dos parágrafos. Entre linhas: 1,5 cm. Alinhamento: justificado.
Os elementos pós-textuais são compostos de referências, glossário (opcional), apêndice e ou anexos, índice (opcional). As referências são todos os textos, livros, periódicos, revistas, sites, utilizados quando da revisão bibliográfica para os escritos do texto da pesquisa.
Veja a estrutura com todos os elementos de um texto acadêmico e a ordem que eles devem ser inseridos:Capa. A capa é um item obrigatório. ... Folha de Rosto. ... Errata. ... Folha de Aprovação. ... Dedicatória e agradecimentos. ... Epígrafe. ... Resumo. ... Listas.
Elementos pré-textuais da estrutura de um trabalho acadêmico
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o cerne da pesquisa em si. De forma geral, apenas a capa, a folha de rosto, o resumo (e o abstract) e o sumário são elementos pré-textuais obrigatórios.
Também chamado de índice, o sumário consiste em uma lista na qual constam os números das páginas onde estão registrados os assuntos abordados em um trabalho. Essa lista é um item obrigatório em todos os trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso.
Os elementos pré-textuais são compostos de: capa (obrigatório), lombada (opcional), folha de rosto (obrigatória), errata (quando for o caso e é elemento opcional), folha de aprovação (obrigatório), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo (obrigatório), listas (opcional) e sumário ...
Os elementos que se constituem como textuais num trabalho acadêmico são: R: Introdução; desenvolvimento; conclusão. Explique porque INTRODUÇÃO NÃO é um elemento pré-textual e porque a CONCLUSÃO NÃO é um elemento pós-textual? R: Pois ambas pertencem ao corpo do texto, da parte escrita.
Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.
1) Escolha do tema; 2) Revisão de literatura; 3) Justificativa; 4) Formulação do problema; 5) Determinação de objetivos; 6) Metodologia; 7) Coleta de dados; 8) Tabulação de dados; 9) Análise e discussão dos resultados; 10) Conclusão da análise dos resultados; 11) Redação e apresentação do trabalho científico.
Como se destacar em um processo seletivo de estágio?
O que cai na prova de promotor de justiça?
Qual o segredo para correr longas distâncias?
Como se preparar para entrevista por vídeo?
Como fazer para higienizar as embalagens dos alimentos?
O que passar nas picadas de Acaros?
Como lavar e desembaraçar cabelo orgânico liso?
Como se preparar psicologicamente para estudar?
Como hidratar banco de couro com Nívea?
Como treinar para um pedal longo?
Como fazer limpeza em dente de porcelana?
Como hidratar as cordas vocais com nebulizador?
O que fazer quando ela tá com ciúmes?
Como funciona a promoção Varilux em dobro?