Fenômenos na mesosfera e no espaço próximoLuminescência atmosférica.Marés atmosféricas.Ionosfera.Meteoroide.Nuvem estratosférica polar.Nuvem noctilucente.Aurora polar.Evento luminoso transiente.
Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. É nessa camada que taqmbém ocorre o fenômeno conhecido como “estrela cadente.”
Principais características
Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.
Como resultado da vaporização dos metais, a mesosfera concentra grande quantidade de átomos de ferro e de outros metais.
Ela tem 35 km de espessura e abriga a importante camada de ozônio, que nos protege da radiação ultravioleta do Sol.
38 curiosidades que você vai gostar
A mesosfera e sua importância para as pesquisas climáticas
A mesosfera é considerada uma região fundamental para as pesquisas sobre as mudanças climáticas globais.
[ Geologia ] Camada atmosférica que se estende entre a estratosfera e a termosfera.
Ionosfera. A camada inferior da termosfera é denominada Ionosfera. Se estende de 80 a 550 km. Nitrogênio, oxigênio e outras partículas na Ionosfera absorvem a radiação do Sol e se tornam eletricamente carregadas (íons).
Assim, os compostos inorgânicos são os dominantes na composição da estratosfera: óxidos de nitrogénio, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ozono, halogénios e os óxidos de halogénio resultantes da destruição dos CFC.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
A termosfera, também chamada de ionosfera em decorrência da alta concentração de íons da região, representa a camada mais quente da atmosfera. Ela se estende do limite superior da mesopausa até cerca de 640 quilômetros acima da superfície da Terra. Na termosfera, a temperatura aumenta à medida que a altitude aumenta.
Na termosfera o ar é escasso e por isso, absorve facilmente a radiação solar, chamado de oxigênio atômico, um tipo de gás que absorve a energia solar em grande quantidade. Sua temperatura pode atingir até 1.000°C, sendo a camada mais quente da atmosfera.
As principais características da troposfera são: É a camada mais densa da atmosfera; Quanto maior a altitude da camada menor é a temperatura, que diminui cerca de 6,5 ºC por km; Quanto maior a altitude menor é a concentração dos gases, pois a troposfera concentra 75% de todo ar da atmosfera.
Dentro da mesosfera, a temperatura diminui com o aumento da altura, devido à diminuição da absorção da radiação solar pela atmosfera rarefeita e ao aumento do resfriamento pelas emissões radiativas de CO2.
O que é a estratosfera:
É também nesta camada onde ocorre o efeito estufa, fenômeno que é agravado devido à constante emissão de determinados gases na atmosfera, como o CO₂ (gás carbônico). Na estratosfera voam os aviões supersônicos e os balões-meteorológicos.
Na troposfera ocorrem todos os fenômenos climáticos presenciados na Terra, como as chuvas, relâmpagos, formação de nuvens, neve e etc. Nesta camada também se acumula a parte mais agravante da poluição do ar.
A composição química da troposfera é a seguinte: Oxigênio - 21% Argônio - 0,9% Vapor d água - 0,4%
A composição química da troposfera é essencialmente uniforme, praticamente idêntica à composição da atmosfera terrestre como um todo (78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, além de outros gases em pequenas proporções), com a exceção notável do vapor de água.
Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.
Termosfera: é a camada acima da mesosfera, atingindo 500 quilômetros de altitude. Registra as maiores temperaturas da atmosfera, podendo atingir até 1.000 °C. Essa característica se deve à grande concentração de oxigênio atômico, responsável pela absorção da energia solar.
Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
O limite superior da estratosfera é a estratopausa, zona em que a temperatura para de subir. Daí em diante entra-se na mesosfera. De 50 km a 80-85 km de altitude está a mesosfera.
Importância da hidrosfera
Sem a hidrosfera (a água), não seria possível existir a biosfera (a parte biótica do planeta) e a manutenção do complexo ciclo que está diretamente ligado à atmosfera e à litosfera.
A atmosfera é o que permite a vida no nosso planeta, controlando a entrada de radiações nocivas e permitindo a respiração dos seres vivos.
Como funciona a mente de uma pessoa com esquizofrenia?
Qual a diferença entre Suprematismo e construtivismo?
Quem Adão culpou por sua desobediência?
Pode voltar com 2 celulares dos EUA?
Quais são as funções de um auxiliar de Loja?
Como fazer para dar baixa em um veículo vendido?
Como atualizar o Google Chrome 2021?
Como achar filtro de jogo no Instagram?
Quem é o maior youtuber gamer do Brasil?
Como é a perícia inicial do INSS?
O que é um corte no desenho técnico?
Como ativar encontrar meu dispositivo Xiaomi?