Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...
Como principais fatores de proteção familiares para promover comportamentos adolescentes saudáveis, os autores apontam: um relacionamento positivo entre pais e criança, método positivo de disciplina, monitoramento e supervisão, comunicação de valores e expectativas pró-sociais e saudáveis.
Os principais fatores a serem avaliados sobre comportamento de risco entre adolescentes incluem aspectos clínicos, nutricionais, sexualidade, violência, saúde mental e uso de álcool e drogas.
Fatores de proteção são descritos como “recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o impacto do risco” (Eisenstein & Souza, 1993, p. 19- 20). Mais difícil do que identificar a relação entre risco e desenvolvimento mental é a identificação e a descrição de como atuam os mecanismos de proteção nesta relação.
Igualmente, a elevada auto-estima, os sentimentos de valor, orgulho, habilidade, respeito e satisfação com a vida podem servir de proteção aos jovens contra a dependência de drogas quando combinada com outros fatores protetores do seu contexto de vida (Hoffmann & Cerbone, 2002).
28 curiosidades que você vai gostar
Como abordar a prevenção do uso de drogas na adolescência?Comece com o diálogo. São os pais que regulam os níveis da conversa. ... Dedique um tempo à família. ... Conheça as amizades dos seus filhos. ... Ajude a trabalhar a autoestima. ... Incentive o esporte e outras atividades. ... Cuide da saúde do seu filho. ... Dê carinho.
Os fatores de risco são os eventos de vida que, quando presentes, aumentam a probabilidade de o indivíduo apresentar problemas físicos, psicológicos e sociais. Já os fatores de proteção referem-se às influências que modificam, melhoram ou alteram respostas pessoais a determinados riscos de desadaptação 12,23.
Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Os resultados sugerem que, dentre os fatores de risco estão: dificuldades no relacionamento familiar, repetição da história familiar de gestação, a ocorrência de gestações sucessivas durante a adolescência, falta ou inadequação da orientação sexual, quantidade de apoio familiar recebido, situações de violência, crenças ...
Quanto custa pesquisa de mercado?
Quanto ganha motorista da uber?
Com jesus somos mais que vencedores?
Como viviam os primeiros habitantes do Brasil resposta?
Quais os princípios da segurança jurídica?
Quantas áreas tem um retângulo?
Como saber se o bebê está febril?
Qual é o conceito de consumismo?
O que causa alteração nas plaquetas?
Em que filme Zoro luta contra Fujitora?
O que significa ser um zero à esquerda?
Qual é o app mais seguro do mundo?
Como desativar o teclado do notebook no Ubuntu?