Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Henri Wallon (1879-1962), responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção. ... A comunicação não é o único papel da emoção.
A partir das reações das pessoas aos seus reflexos e movimentos impulsivos, a criança passa a atuar no ambiente humano, desenvolvendo aquilo que Wallon denomina motricidade expressiva, ou dimensão afetiva do movimento. ...
Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na Educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir.
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
2007. 173p. 15 Quando Wallon diz que a razão nasce da emoção, é CORRETO afirmar que para este autor que, a (ou): a) Construção de conhecimentos pelo sujeito depende do controle das manifestações emocionais pelo educador. ... A emoção é determinante para construção da inteligência e personalidade situada num tempo e espaço.
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam. No primeiro ano de vida, a função que predomina é a afetividade.
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral, são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
As Contribuições Teóricas de Wallon para a Aprendizagem. Para Wallon, o organismo é a condição primeira do pensamento, visto que toda função psíquica supõe um componente orgânico e que o objeto da ação mental vem do ambiente em que o sujeito está inserido.
O que quer dizer Vênus em Gêmeos?
O que fazer quando encontrar um escorpião?
O que trabalhar com o livro dos sentimentos?
Como trabalhar o tema Natal na escola?
Como trabalhar o medo infantil na terapia?
Como fazer estimulação sensorial?
São características do gênero relato?
Quando pode ser usada a busca e apreensão de menor?
Qual objetivo de trabalhar Jogo dos 7 Erros?
O que faz a terapia comportamental?
Para que serve o sobrenome educação infantil?
O que trabalhar no projeto Quem sou eu?
Como trabalhar com o tema pai na educação infantil?
Como trabalhar com o medo da criança?
Como trabalhar o Sol na educação infantil?