Pergunta 10 0,5 em 0,5 pontos Quais são os elementos importantes na teoria de B. F. Skinner? Resposta Selecionada: d. Estímulo, resposta e consequência.
Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
O próprio Skinner, que foi o psicólogo comportamental mais importante, disse que muitas críticas se devem a mal entendidos. Vejamos as críticas e as respostas dadas à elas. Muitos que levantam esta objeção afirmam que os humanos tem vontade própria; assim, suas ações não podem ser previstas ou controladas.
34 curiosidades que você vai gostar
O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.
CRÍTICAS DA ABORDAGEM HUMANISTA SOBRE O BEHAVIORISMO E A PSICANÁLISE: Behaviorismo: Segundo os defensores da psicologia humanista, o behaviorismo é desumano, pois considerar apenas a relação estímulo-resposta e o condicionamento como a mola-mestra de todo um sistema é não valorizar o que o ser humano possui de único em ...
O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a ...
O condicionamento operante (às vezes chamado de condicionamento instrumental) é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições por comportamento. Através do condicionamento operante, é feita uma associação entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento.
O comportamento operante é didaticamente descrito em termos de uma tríplice contingência, composta de antecedentes (estímulos discriminativos e operações estabelecedoras, quando houver), respostas e consequências.
Em relação ao ensino, Skinner (2000) conjectura que o reforço (positivo) e as contingências de reforço são primordiais no processo de aprendizagem, pois não é a presença do estímulo ou da resposta que leva ao aprendizado, mas a contingência de reforço.
O behaviorismo radical propõe, dessa forma, um paradigma de condicionamento não-linear e estatístico, em oposição ao paradigma linear e reflexo das linhas teóricas precedentes do comportamentalismo. Em suma, Skinner defende que a maioria dos comportamentos humanos são condicionados de modo operante.
Portanto, no Behaviorismo Radical comportamento é relação entre organismo e ambiente, sem prioridade de existência nem do ambiente, nem do organismo – há uma simultaneidade.
O que é o comportamento:
Ele trata da forma que as pessoas ou organismos procedem perante os estímulos em relação ao entorno, mas também podem ser realizados de acordo com as diversas convenções sociais existentes, onde a sociedade espera que as pessoas devem agir de acordo com os padrões em determinadas situações.
A Teoria do Reforço de Skinner é uma das teorias da motivação, ela defende que o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas.
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
O condicionamento operante se baseia em uma premissa bastante simples – ações que são seguidas por reforço serão reforçadas e tem mais probabilidade de ocorrer novamente no futuro.
O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. ... O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato.
Exemplos são: Exemplo de condicionamento operante no trabalho: Ter um emprego e ir trabalhar todos os dias para receber um salário. Exemplo de condicionamento operante na sala de aula: Um professor elogiando os estudantes quando eles responderem corretamente irá aumentar esse comportamento.
Comportamento Operante:
O Comportamento Operante é um comportamento voluntário e que opera nas contingências. Podemos dizer que o Comportamento Operante é aquele comportamento (R) que gera uma consequência (S) e essa consequência reforça ou enfraquece o comportamento que o gerou.
Condicionamento clássico - Informa que o estímulo neutro pode ser transformado em um estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada. O condicionamento operante – envolve condicionamento de comportamento voluntário, controlável através das suas consequências – reforços e punições.
Comportamento operante (ou instrumental): tipo de comportamento onde sua maior fonte de controle encontra-se nos de estímulos conseqüentes. Comportamento respondente (ou reflexo): tipo de comportamento onde a maior fonte de controle encontra-se nos estímulos antecedentes.
A crítica que a Psicologia Humanista faz à Psicanálise, centra-se sobretudo na visão pessimista, determinista e psicopatologizante, que atribui à teoria de Freud, assim como na impessoalidade da técnica transferencial.
O foco das críticas dos psicólogos humanistas era de novo a imagem de Homem, desta vez, a admitida pela Psicanálise. Segundo eles, a visão da natureza humana em Freud era pessimista, fatalista e excessivamente centrada no lado negro do ser humano.
A concepção humanista tem suas raízes no renascimento e opõe-se fundamentalmente ao comportamentalismo. O comportamentalismo é a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais.
Como desidratar a massa de tapioca?
Como secar a franja do cabelo?
Como secar gordura da barriga?
Porque eu gosto de ser solitário?
Como se é feito o transporte de tubos?
Quais as modalidades de plano de saúde?
Como secar a casca da tangerina?
Como jogar dominó com figuras?
O que fazer a primeira vez no aeroporto?
Como deixar a roupa cheirosa na máquina de secar?
O que fazer quando não tem escova de dente?
Como desidratar a folha da bananeira?
Como se vestir no frio em Gramado?
Qual a melhor vingança para quem te traiu?
Como colocar duas pessoas para jogar no Xbox 360?