Quais são os efeitos dos atos administrativos?

Pergunta de Laura Filipa Baptista Moura Pinto em 31-05-2022
(1 votos)

(PCRN-Delegado de Polícia-CESPE-2009) Os efeitos atípicos dos atos administrativos subdividem-se em prodrômicos e reflexos. Os primeiros existem enquanto perdura a situação de pendência do ato; os segundos atingem terceiros não objetivados pelo ato.

Quais são os efeitos do ato administrativo?

Com efeito, ato administrativo é um ato jurídico, uma declaração de vontade do Estado destinada a produzir efeitos jurídicos, assim, ensina Celso Antônio Bandeira de Mello que ato jurídico é toda dicção prescritiva de direitos (oral, escrita, por sinais etc). O ato jurídico, faz parte do gênero fato jurídico.


Quais os efeitos do ato?

O efeito típico do ato administrativo é o efeito esperado, desejado do ato, como por exemplo, a demissão tem como efeito típico o desligamento do servidor dos quadros da Administração. Todavia, existem efeitos secundários do ato administrativo que são chamados de atípicos.

Quais são os efeitos próprios e impróprios dos atos administrativos?

Os efeitos próprios são os efeitos desejados pela administração ao praticar o ato, ou seja, são os efeitos da natureza do ato administrativo. Enquanto, os efeitos impróprios são consequências indiretas, reflexas, do ato administrativo, que ocorrem, em muitos casos, sem a administração desejá-los.

Quais são os cinco elementos do ato administrativo?

À luz dessa corrente majoritária, são 5 (cinco) os elementos ou requisitos dos atos administrativos, quais sejam: a) competência ou sujeito; b) finalidade; c) forma; d) motivo; e) objeto. Sob o ângulo do sujeito, seria este o agente público a quem a lei atribui competência para a prática de um dado ato administrativo.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (SUPER AULA) conhecimentos específicos de um auxiliar administrativo #2


15 curiosidades que você vai gostar

Quais os elementos do ato administrativo?

São elementos do ato administrativo: a) Sujeito competente ou Competência; b) Forma; c) Finalidade; d) Motivo; e e) Objeto ou conteúdo. É o poder que decorre da lei conferida ao agente administrativo para o desempenho regular de suas atribuições.

Quais os elementos e atributos do ato administrativo?

São atributos do ato administrativo a presunção de legalidade (legitimidade, veracidade); a imperatividade (coercibilidade ou poder extroverso); a auto-executoriedade (executoriedade e exigibilidade); e a tipicidade.

O que são atos próprios e impróprios?

Os atos administrativos podem produzir efeitos típicos (próprios) ou atípicos (impróprios). ... Por exemplo, um ato administrativo que ainda não está produzindo seus efeitos próprios porque está dependendo (está na pendência) de um evento futuro qualquer, para que comece a produzi-los.

Como se classificam os atos administrativos?

Quanto à natureza da atividade: atos da administração ativa, atos da administração consultiva, atos da administração controladora, atos da administração verificadora e atos da administração contenciosa. Quanto à posição jurídica da administração: atos de império e atos de gestão. ...



Outras questões

Qual o jeito certo de guardar o fone de ouvido?

Quais são as arritmias mais conhecidas?

Como guardar os sacos?

Como o cidadão pode exercer a cidadania?

Como armazenar a salada da semana?

Como e onde é praticado o Corfebol?

O que é um tiro livre direto no Futsal?

Qual a melhor forma de guardar café moído na hora?

Como são chamados os relatórios obrigatórios exigidos por lei Select One?

Qual o objetivo do remo?

Como fazer o shampoo sólido durar mais?

Quais os tipos de matrizes energéticas?

Qual o nome do efeito que se pode saber se um líquido de cor vermelha e uma solução ou uma dispersão coloidal Utilizando-se um feixe de luz?

Como conservar a palha italiana?

Como é chamada a parte branca dos olhos?

Como ligar um dimmer rotativo?

Como se pratica Taekwondo?

Como classificar lesão por pressão?

Como conservar o sonho?

Como se luta judô?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com