Além destas alterações funcionais os efeitos biológicos caracterizam-se também pelas variações morfológicas. Entende-se como variações morfológicas as alterações em certas funções essenciais ou a morte imediata da célula, isto é, dano na estrutura celular.
Efeitos hereditários: São resultados de danos em células de órgãos reprodutores e atingem os descendentes da pessoa que sofreu a irradiação. Eles incluem as mutações celulares. Os efeitos somáticos classificam-se em imediatos e tardios.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular.
Classificação de Risco dos Agentes Biológicos MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde 2ª edição Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília – DF 2010 Classificação de Risco dos Agentes Biológicos © 2006 Ministério da Saúde.
Os efeitos biológicos podem ocorrer após exposição do corpo inteiro ou de partes do corpo a doses de radiação não necessariamente muito altas. Por isso, o cuidado que se deve ter mesmo com níveis baixos de radiação, como no caso do radiodiagnóstico.
Entretanto, sabe-se que os riscos de aparecimento de efeitos biológicos não segue um modelo de limiar, ou seja, eles não se manifestam a partir de um determinado valor de dose absorvida. Na verdade, há um risco linear, ou seja, quanto mais os tecidos são expostos, maiores os riscos.
O item 32.2.1.2 da NR 32, comentado pelo Guia Técnico de Riscos Biológicos do Ministério do Trabalho e Emprego traz um resumo das características de cada risco, que aclara a aplicação da classificação dos riscos. 1. 32.2.1.2A classificação dos agentes biológicos encontra-se no anexo I desta NR.
Como funciona a portabilidade da previdência privada?
O que fazer para tirar o preto do prata?
Como funciona o ganho no Forex?
Como calcular a média do histórico escolar faculdade?
Como usar a parafina ativadora?
O que precisa para fazer uma pilha de batata?
Como é o funcionamento do Canal do Panamá?
Como é feito uma pista de avião?
Como é feito a ozonioterapia capilar?
Como funciona o sistema de pontos corridos?
Como tirar o encardido de chinelo?
Como funciona uma máquina de corte a laser?
Como é aplicada a pena de morte nos Estados Unidos?
Quanto tempo dura o corte bordado?
Como funciona o corretor do teclado?
O que é controle e avaliação do planejamento estratégico?
Como funciona o controle de oscilação de reboque disponível na XLS XLT e Limited?