Todas as festas em Israel têm forte componente religioso e estão repletas de símbolos e rituais.Os Dez dias de Penitência (Iamim Noraim) Ano Novo judaico (Rosh Hashaná) e Dia do Perdão (Yom Kippur)As 3 festividades de peregrinação (Shalosh Regalim)
Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade). Os homens judeus usam o kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.
1357) insistia: "As esposas devem respeitar os maridos e sempre ser amáveis com eles. De sua parte, os maridos devem honrar as suas esposas mais do que a si próprios.
Os hebreus eram profundamente marcados pela religião, de modo que todo o seu universo girava sob as regras dela. Eram monoteístas (tinham apenas um Deus), o que os diferenciava destacadamente pelo fato das demais civilizações ao seu redor acreditarem em vários deuses, sendo, assim, politeístas.
Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.
37 curiosidades que você vai gostar
Os hebreus, ao contrário dos outros povos da Mesopotâmia, dos persas, dos egípcios, dos fenícios e de vários outros povos do Oriente Médio que foram seus contemporâneos, eram monoteístas, isto é: acreditavam em um só Deus, criador de tudo e de todos.
O contato físico entre homens e mulheres - até mesmo um simples apertar de mãos - só é permitido entre marido e esposa ou entre parentes próximos. Acesso a filmes e à internet é geralmente restrito.
Segundo Ribner, o judaísmo encara o sexo como algo positivo entre marido e mulher, e espera-se que o casal tenha muitos filhos. Mas conversar sobre o assunto é ainda um grande tabu. "O sexo só é apropriado no contexto de casamento", diz Ribner. "Mas ninguém fala sobre assunto, tornando o diálogo algo muito difícil".
Segundo o Chabad.org, site do movimento hassídico Chabad-Lubavitch, a principal razão desse costume é proteger a mulher dos olhares de outros homens. Além disso, cobrir os cabelos é um sinal para o mundo, e também para a própria mulher, de que ela está casada. É um símbolo de recato.
Os hebreus eram grupos de pastores seminômades, logo, sua atividade principal era a atividade pastoril e a agricultura. A primeira figura política central da sociedade hebraica eram o patriarcas, que tinham conexão com deus e teriam formado os primeiros pactos com ele.
Praticam a agricultura, o pastoreio, o artesanato e o comércio. Têm por base social o trabalho de escravos e servos. As tribos são dirigidas de forma absoluta pelos chefes de família (patriarcas), que acumulam as funções de sacerdote, juiz e chefe militar.
Status. No judaísmo tradicional, as mulheres geralmente são vistas como separadas dos homens, mas iguais. As mulheres casadas têm um papel importante na manutenção da casa e na criação da família. Quando elas cobrem a cabeça depois do casamento, estão mostrando que têm um status novo e importante.
Os cachos laterais (peiot) cultivados por alguns judeus ortodoxos são um símbolo de guarda dos Mandamentos e de identidade, indicando o grupo do judaísmo a qual pertencem. Quem tem o cabelo mais liso, às vezes, usa cera ou sabão para dar o shape.
A justificação é simples, embora curiosa. O hábito que não é exclusivo dos ulta-ortodoxos tem lugar na Páscoa judaica, ou pessach, e é uma medida preventiva para evitar comidas feitas com levedantes como o fermento.
Gratidão e Generosidade – O judeu acredita que Deus providencia determinados padrões a diferentes pessoas, mas doam o excedente. Com as doações generosas que fazem, eles ajudam a construir grandes universidades e projetos.
15:00 às 18:00 h. Já no Talmud e na Halachá, Lei Judaica, encontramos muitas vezes dia e noite divididos em 24 horas; por exemplo: a) o Shemá matinal deve ser recitado até o final da terceira hora do dia; b) na véspera de Pêssach só pode-se ingerir chamêts, alimentos levedados, até o final da quarta hora do dia.
No judaísmo, não há proibição explícita da manutenção de cães como animais de estimação, e embora as opiniões dos cães variem entre os judeus, eles são retratados negativamente tanto na Bíblia hebraica quanto no Talmude, onde eles estão principalmente associados à violência e impureza.
Os judeus costumam beijar a mezuzá toda a vez que se passa pela porta, para lembrar das orações que estão contidas ali dentro e os princípios do judaísmo que elas carregam.
Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.
Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles ...
Peiot (em hebraico: פאות) designa os cachos de cabelos laterais característicos dos judeus ortodoxos, que cumprem este mandamento devido à ordenança de não raspar os lados da cabeça (Levítico 19:27: "Não raparás em torno de tua cabeça, nem tirarás as bordas da tua barba").
Tzitzit (no hebraico ציצת ou ציצית) é o conjunto de franjas do talit, que servem como meio de lembrança dos mandamentos de Deus.
Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".
Essas mulheres judias são símbolos de pureza, santidade e honra. Sara, Rebeca, Leia, Raquel, eram mulheres puras, honradas e justas. Os costumes e as leis das matriarcas judias são sagrados. As profecias da Bíblia afirmam que as tradições, os costumes e as leis dos patriarcas judeus e das matriarcas judias retornarão.
Os hebreus teriam se aproveitado do domínio hicso, estabelecendo-se lá pacificamente e ocupando posições importantes na região. A colaboração hebraica com os hicsos acabou custando caro, e os hebreus passaram a ser escravizados depois que os egípcios expulsaram os hicsos.
Como será o mês de agosto para gêmeos?
O que tomar para inflamação nas articulações?
Quais as articulações mais acometidas na artrite reumatoide?
Como será o ano de 2020 para Gêmeos?
Quando a pessoa está cansada psicologicamente?
O que passar no eucalipto para não rachar?
Como será o clima da Caatinga?
Como tratar madeira ainda verde?
Como vai ser o reality No Limite?
Como saber se o eSocial está em dia?
Como vai ser o verão no Rio Grande do Sul?
Como fortalecer o músculo piriforme?
Como vai ser as chuvas em 2021?
Como será o clima em setembro?
Como diagnosticar descolamento de retina?
Como será o inverno no Paraná em 2020?