São contratos utilizados entre empresários para a colocação, no mercado, das produções ou serviços produzidos ou prestados por um deles. São exemplos de contratos de colaboração: comissão, agência, representação comercial autônoma, concessão mercantil (devido a Lei Ferrari) e franquia.
As categorias classificatórias identificam as características singulares do contrato. Por exemplo, se é contrato bilateral, unilateral ou plurilateral; oneroso ou gratuito; solene ou não solene; principal ou acessório; de execução instantânea, diferida ou sucessiva; empresarial ou existencial.
O contrato celebrado entre empresas é chamado de contrato empresarial e por estar inserido num contexto diverso do contrato celebrado entre particulares, exige uma compreensão e um tratamento diferenciado que prestigie as suas especificidades e função.
Os contratos, portanto, se mostram como mercantis ou empresariais, quando envolvem empresários como partes, e quando, especialmente, a finalidade do contrato se mostra claramente para a consecução da atividade fim das partes, ou do seu negócio.
Princípios dos Contratos Empresariais Dentre os princípios clássicos estão a autonomia da vontade, a força vinculante dos contratos e a relatividade dos efeitos do contrato, enquanto os modernos são a função social do contrato, a boa-fé objetiva e o equilíbrio econômico financeiro do contrato.
Assim, considera que os três princípios clássicos da teoria liberal do contrato são: (i) a liberdade das partes (ou autonomia da vontade), (ii) a força obrigatória dos contratos (pacta sunt servanda), e (iii) a relatividade dos efeitos contratuais.
Princípios dos Contratos Empresariais Dentre os princípios clássicos estão a autonomia da vontade, a força vinculante dos contratos e a relatividade dos efeitos do contrato, enquanto os modernos são a função social do contrato, a boa-fé objetiva e o equilíbrio econômico financeiro do contrato.
Recebe a conceituação clássica de ser o contrato em que “uma das partes (vendedor) se obriga a transferir o domínio de uma coisa a outra (comprador), mediante o pagamento, por esta, de certo preço em dinheiro”.
A maioria dos autores clássicos no campo do direito administrativo divide os riscos em riscos ordinários e riscos extraordinários. Os riscos ordinários são aqueles que estão relacionados com a atividade empresarial. Quanto maior a volatilidade dos fluxos de caixa da empresa maior o risco do negócio.
Boa parte da doutrina encarrega-se de classificar os contratos. Tal classificação ganha relevo, sobretudo por sua utilidade na apuração das responsabilidades dos contratantes e das regras a serem aplicadas a cada tipo de contrato. Em linhas gerais, os contratos podem ser classificados da seguinte forma: Típicos, Atípicos e Mistos.
Típicos: contratos onde as regras estão claramente na legislação, tendo tais regras natureza supletiva. (art. 1.1 do CC / 4 do NCC) Atípicos: surgem da vontade das partes, que é discrepante dos esquemas legais, criando negócios que se ajustam a suas necessidades e que se distanciam-se dos esboços da lei.
Para que bem se compreenda o alcance dos contratos empresariais, além das modalidades já citadas, incluem-se os contratos de compra e venda mercantil, representação comercial, distribuição, trespasse de estabelecimento, integração, venda de ações, acordo de sócios, faturização, know how, dentre outros.
Classificação dos Contratos de Direito Civil. Unilaterais criam obrigações unicamente para uma das partes. Ex: doação pura, mútuo, comodato, mandato, fiança. Prestação a cargo de uma só parte, mesmo envolvendo duas partes e duas declarações de vontade. Bilaterais geram obrigações para ambos os contratantes.
Quais são os procedimentos comuns?
Qual a diferença entre gestão de operações e estratégia de operações?
Como limpar metais cromados do banheiro?
Quais são os riscos da reposição hormonal?
Quem são os agentes na redação?
Sou obrigada a trabalhar de sábado?
Quem foi o maior revolucionário do mundo?
É possível não acordar da anestesia?
Tem como rastrear as ligações de um celular?
O que uma pessoa ganha se organizando?
Quais são as características dos macrófagos?
Quais são os fatores que influenciam na resistência elétrica?
Quais são os fatores de formação das rochas metamórficas?
O que acontece com o corpo em jejum de 24 horas?
Qual a melhor certificação da Microsoft?