Um exemplo de conjunto infinito é o conjunto dos números naturais: mesmo tomando-se um número natural n muito grande, sempre existe outro maior, por exemplo, seu sucessor n+1, ou também o dobro de n, 2n, ou ainda seu triplo 3n.
Um conjunto A diz-se infinito se não for finito, isto é, se não for vazio nem existe, seja qual for n ∈ , uma bijeção f : In → A. Definição 3.1. Um conjunto A diz-se enumerável quando é finito ou quando existe uma bijeção f : → A.
Conjuntos finitos
Este tipo de conjuntos também se diferencia pela quantidade de elementos que possui. Um conjunto é finito se podemos contar todos os elementos que ele possui. Por exemplo, o conjunto das letras do idioma português é finito porque possui 26 letras.
Número decimal finito ou exato
Um número decimal é finito ou exato (tem um número finito de dígitos), quando é representado por uma soma com número finito de parcelas. Define-se uma fração decimal, como uma fração cujo denominador é 10 ou potência de 10: 1/10; 5/100, 3/1000, etc.
47 é o antecessor de 48. Como todo número natural tem um sucessor, dizemos que o conjunto N é infinito. Quando um conjunto é finito? O conjunto dos números naturais maiores que 5 é infinito: {6, 7, 8, 9, ...}
27 curiosidades que você vai gostar
As sequências numéricas podem ser finitas, quando é possível “contar” os seus elementos, ou infinitas, quanto não é possível “contar” os seus elementos.
Como se pode constatar ao analisar estas definições, uma série finita é uma sucessão que tem final. Esta característica diferencia as séries finitas das séries infinitas, que não têm um fim (e, por conseguinte, podem estender-se ou prolongar-se indefinidamente).
Primeiramente precisamos esclarecer uma coisa sobre o infinito: ele não é um número, é um conceito. O infinito não tem fim. Metade de infinito, ainda é infinito. Duas vezes infinito, ainda é infinito.
Os números que não possuem um período que se repetem são apenas decimais infinitos. Exemplo: 1,233434657… é apenas um decimal infinito.
Os Números Irracionais são números decimais, infinitos e não-periódicos e não podem ser representados por meio de frações irredutíveis.
...
Alguns exemplos de irracionais:√3 = 1,732050807568....√5 = 2,236067977499...√7 = 2,645751311064...
O conjunto finito é outro conjunto que se destaca pela quantidade de seus elementos. O conjunto finito é aquele que podemos contar o número de elementos que ele possui. Por exemplo, o conjunto de vogais V= {a, e, i, o, u} possui 5 elementos. Dessa forma, o conjunto unitário é também um conjunto finito.
O significado do infinito
Por exemplo, o conjunto dos números naturais não tem limite e pode ser expressa pelo signo do infinito ∞.
O limite define o finito: “Algo posto com seu limite imanente como a contradição de si mesmo, através da qual ele é apontado e impulsionado para além de si, é o finito” (Idem, p. 133).
As operações com conjuntos são as operações feitas com os elementos que formam uma coleção. São elas: união, intersecção e diferença. Lembre-se que na matemática os conjuntos representam a reunião de diversos objetos. Quando os elementos que formam o conjunto são números, são chamados de conjuntos numéricos.
Decimais infinitos não periódicos
Este é o tipo de decimal mais curioso. Eles possuem uma parte decimal que, além de ser infinita, não se repete periodicamente. O mais impressionante é que alguns destes números estão intimamente relacionados a muitos fenômenos naturais e são usados em diferentes áreas do conhecimento.
Z+ = {0,1,2,3,4,5,....} existem números cuja representação decimal é INFINITA e NÃO-PERIÓDICA, isto é, sua composição à direita da vírgula não admite formação de períodos.
Por exemplo: o conjunto dos números naturais (1,2,3,4…) é infinito. O dos números reais também. Mas, se colocarmos os elementos de cada um lado a lado, os reais (que inclui frações etc.)
Outro número imenso com nome próprio é o googolplex. Um googol é 10100, que já é maior do que o número estimado de partículas no Universo (1089 ). O googolplex é 10googol.
Isso mostra portanto que uma união infinita de conjuntos infinitos, cada um dos quais do mesmo tamanho que o conjunto dos números naturais N = {1, 2, 3, 4...}, tem o mesmo tamanho que o conjunto dos números ímpares que, por sua vez, tem o mesmo tamanho que o conjunto dos naturais.
Segundo Pascal, o homem é um ser miserável, um “nada do ponto de vista do infinito universo, um tudo do ponto de vista do nada, isto é, um meio-termo entre o nada e o tudo”. Ele é incapaz de atingir a verdade, pois a razão humana é constantemente enganada pela imaginação ou outras “potências enganadoras”.
Para Hegel a filosofia é um idealismo na medida em que ela precisa reconhecer que o finito em si não é o verdadeiro, mas precisa conformar-se à ideia. Nesse sentido, o idealismo hegeliano é próximo ao de Platão, porque o finito não pode ser absolutizado, mas precisa de mediação para tornar-se outro, isto é, infinito.
Os sistemas metafísicos, na sua forma clássica, tratam de problemas centrais da filosofia teórica: são tentativas de descrever os fundamentos, as condições, as leis, a estrutura básica, as causas ou princípios, bem como o sentido e a finalidade da realidade como um todo ou dos seres em geral.
O símbolo do infinito por exemplo, para inserir ele é só apertar Alt + 236, ou então copiar o símbolo ∞ e colar onde desejar.
Oito deitado é o símbolo que representa o infinito, a eternidade e o potencial divino. Este símbolo é formado por uma curva geométrica em formato do número oito na horizontal.
Como fazer apresentação de slides na TV?
Como remover seguidores inativos do Instagram 2020?
Como faço para pagar com saldo do PayPal?
Como passar pelo uma transição capilar?
Como transferir os dados de um celular Samsung para outro?
Como tirar seguidores fantasmas do Instagram 2020?
Onde Passar o dia na praia Grande?
Como tirar o espaço do cabeçalho no Word?
Como retirar o token com segurança?
Como passar o servidor do Discord para outra pessoa?
Como copiar minha lista de contatos do Hotmail?
Que tipo de pedra e o citrino?
O que é intermediador de pagamento?
Como usar preposição em inglês?