As denominações mais comuns entres os Caboclos de Xangô são: Caboclo Quebra Pedra, Caboclo Justiceiro, Caboclo Machada de Ouro, Cabocla Cínara, Cabocla do Trovão, Caboclo Treme-Terra, Caboclo Trovoada, Cabocla Chama Dourada, Caboclo Ribanceira, Cabocla do Sol, Caboclo Arranca-Toco e outros.
Xangô tem sete chefes de linhas, que são: Caboclo de Xangô Caô, Pedra Preta, Sete Cachoeiras, Sete Pedreiras, Pedra Branca, Sete Montanhas e o caboclo Agodô.
Xangô é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Sua ferramenta é o Oxê: machado de dois gumes. Orixá do fogo e dos trovões, Xangô foi um grande rei que unificou todo um povo. Foi ele quem criou o culto de egungum.
As mais conhecidas são: Pai Joaquim; Pai Francisco; Pai Maneco; Pai João; Pai José; Pai Mané; Pai Antônio; Pai Roberto; Pai Cipriano; Pai Tomaz; Pai Jobim; Pai Roberto; Pai Guiné; Pai Jacó; Pai Benedito; Rei Congo, Pai Anacleto, Vó Cambinda; Vó Cecília; Vó Maria Conga; Vó Catarina; Vó Ana; Vó Quitéria; Vó Benedita; Vó ...
A Falange dos Pretos-Velhos, tão querida dentro da Umbanda e, talvez, a que melhor a represente, tem como característica principal a humildade em seus trabalhos. São seres que, apesar do altíssimo grau de espiritualidade, curvam-se diante de nós, em profundo ato de humildade e respeito.
44 curiosidades que você vai gostar
FalangesCongo_ Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;Aruanda_ Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá.D´Angola_ Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
Os Exus correspondentes à falange espiritual de Xangô vibram na energia desse Orixá, trabalhando com assuntos relacionados à justiça e auxiliando quem os procura. Dentre esses Exus, estão Exú Gira Mundo, Meia Noite, Mangueira, Pedreira, Ventania, Corcunda e Calunga.
Xangô, sem dar ouvidos a ninguém, foi embora da cidade. Ele não suportou tanta dor e injustiça, retirando-se para um lugar afastado, para acabar com sua vida. O rei enforcou-se numa gameleira. Oiá, quando soube da morte de seu marido, chorou copiosamente, formando o rio Niger.
Orixá que foi eternizada numa bela escultura de caribé. Poderemos encontrar vários nomes/títulos ainda para o mesmo Xangô: Olorokè; Jakutá; Abomi; Dadá; Ajaká; Oronian; Orugã; Baáyanì seria seu irmão e um quinto Airá chamado Detá.
Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.
Qualidades de Ogum na Umbanda:Ogum Matinata.Ogum Beira-Mar.Ogum de Lei Ogum Yara.Ogum Malê ou Malei.Ogum MegêOgum Rompe-Mato.Ogum Sete-Espadas.Ogum Sete-Ondas.
Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá. Galinha d angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá. Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.
É uma referência à lenda segundo a qual Xangô tinha o poder de cuspir fogo. Na Bahia, segundo consta, existem doze Xangôs: 1. Dadá; 2. Obá Afonjá; 3.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
XANGÔ ESTAVA MORTO. NESTE MOMENTO, O CÉU SE CONTORCEU. AS NUVENS EM CÓLERA, QUE TESTEMUNHARAM A MORTE DO GRANDE REI, CHORARAM. ... XANGÔ É ORGULHOSO E DECIDIU A HORA DE SUA PARTIDA, POR ISSO, SEUS FILHOS NÃO PODEM COMER O OBÍ.
Vamos lá: Xangô não tem medo da morte... Mas, irmão, Xangô é o orixá da justiça, senhor do fogo... Por isso mesmo! O que acontece é uma oposição, ou seja, é um orixá com vibração quente, com a força do fogo, da vida, do movimento, logo vai ser oposto a tudo que seja contrário a sua energia.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. ... Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
Caboclos da linha de Xangô são reverenciados com seu grande pai. Vale dizer que essa linhagem de Caboclos não é formada apenas pelos guerreiros; curandeiros, parteiras e aqueles que cuidam da terra completam essas gerações de espíritos. Isso é importante por que é que a especialidade dos Caboclos ditará seu poder.
Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. ... Xangô Baru era muito destemido, mas, quando ele comia quiabo, que ele gostava muito, lhe dava muita lombeira.
Neste artigo vamos entender quem são o Preto Velho e Preta Velha na Umbanda, sua história, nomes e função!
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Preta Velha: nomes mais conhecidos:Vó Cambinda;Vó Cecília;Vó Maria Conga;Vó Catarina;Vó Ana;Vó Quitéria;Vó Benedita;Vó Cambinda;
Conheça o Preto Velho de cada signoÁries - Pai Antônio de Angola.Touro - Vô Venâncio.Gêmeos - Vó Severina.Câncer - Tia Maria Redonda.Leão - Vô Augusto.Virgem - Vô Cipriano.Libra - Tia Pulquéria.Escorpião - Vó Sabina.
Os Pretos Velhos, ao atuarem na linha de Oxóssi, receberão o nome de Pai Antônio da Mata. Esse nome é definido não somente pela linha de atuação, mas também pelas características desses Pretos Velhos. Eles recebem uma forte influência de Oxóssi e das suas características.
Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.
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