Benefícios da medicina alternativa
A medicina alternativa é a prática de tratamento de doenças sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. A principal característica desta prática é que o tratamento está focado no doente e não no sintoma da doença.
São consideradas, entre outras, práticas de medicina alternativa:
Relação entre médico e paciente Diferente da medicina convencional, o profissional que atua com medicina integrativa enxerga o paciente em todos os seus âmbitos, com um olhar mais humanizado e procurando conhecê-lo em sua totalidade para construir uma relação duradoura.
Confira as mais conhecidas: Arte Terapia, Auriculoterapia, Ayurveda, Biodança, Cromoterapia, Fitoterapia, Florais de Bach, Hidroterapia, Iridologia, Magnetoterapia, Medicina Natural, Medicina Ortomolecular, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Tratamento espiritual.
Cada uma é uma
Com o total de 60 horas de conteúdo e mais de 13 mil alunos inscritos, o objetivo do curso é orientar os agentes de saúde sobre a importância do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos.
Tipos de terapias alternativas
Alguns a chamam de alternativa quando se usam práticas NO LUGAR dos tratamentos convencionais (quimioterapia, radioterapia, etc). Ou mais, quando as práticas não estão comprovadas cientificamente. Já medicina integrativa, propõe uma parceria do médico e do paciente para a manutenção da saúde.
Naturopatia ou medicina natural é uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas pseudocientíficas comercializadas como "naturais", "não invasivas" ou "regenerativas". A ideologia e os métodos da naturopatia têm por base o vitalismo e a medicina popular, e não a medicina baseada em evidências.
Existen muchas formas de medicina alternativa. Estas incluyen acupuntura, quiropráctica, masaje, hipnosis, biorretroalimentación, meditación, yoga y tai chi. La acupuntura consiste en estimular ciertos acupuntos en el cuerpo utilizando agujas finas u otros métodos.
Estas prácticas engloban, entre otras, la acupuntura, la quiropráctica, la ozonoterapia, el masaje o la homeopatía. Cuando se usan solas se las suele llamar "alternativas". Cuando se usan junto con la medicina convencional, se las suele llamar "complementarias".
La lista de lo que se considera medicina complementaria y alternativa cambia continuamente, ya que una vez se comprueba que una terapia determinada es eficaz e inocua, ésta debe incorporarse al tratamiento convencional de la salud, dejando de ser alternativa, al igual que cuando surgen enfoques nuevos para la atención sanitaria.
Uso contemporáneo de las medicinas alternativas. Edzard Ernst escribió en el Medical Journal of Australia que «cerca de la mitad de la población de los países desarrollados usa medicina complementaria y alternativa» (Ernst 2003), si bien cabe poner en duda lo que los encuestados entendían por «medicina complementaria y alternativa».
Qual a comida preferida dos baianos?
Pode tomar Rivotril com antidepressivo?
Qual remédio causa sonolência?
Qual é o veneno da caravela-portuguesa?
Quantas horas trabalha um Guarda Municipal de Fortaleza?
Como funciona o sistema digestivo da vaca?
Quais as vantagens da pesquisa quantitativa?
Como configurar a impressora para o Mobile Print?
Quem tem direito ao renda parar de R$ 100?
Quais são as riquezas naturais do planeta Terra?
Como saber o percentual do SAT?
Quanto tempo depois de pintar o cabelo posso usar tonalizante?
Como saber se o CFOP está correto?
Quais os prejuízos que a naftalina pode causar na saúde humana?
Como usar enxofre em pó para micose?