Ingerir acelga pode criar uma barreira de defesa do corpo contra infecções e doenças. Por conter vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, desempenha papel importante no fortalecimento do sistema imunológico ao aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos.
Depois de separar os talos das folhas de acelga, mergulhe-os em água fervente e deixe cozinhar até que fiquem macios (entre 10 e 15 minutos). Escorra-os em papel absorvente — se preferir, guarde em um pote bem fechado com tampa e mantenha na geladeira por até dois dias antes de usá-los.
A acelga também possui vitamina A, essencial para a saúde de olhos e pele, e vitaminas do complexo B que atuam sobre o sistema nervoso. O alimento ainda é fonte de fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, proteínas e carboidratos.
Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a melhorar doenças como úlceras, gastrite e também a diminuir o catarro causado pela gripe.
Uma das maiores vantagens de adicionar a acelga na sua dieta é a melhora na digestão. Isso acontece porque a hortaliça tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas que comprometem o bom funcionamento do sistema digestivo.
São vários os tipos de acelga, cada uma com um formato e sabor particular. As mais conhecidas são a chinesa, a beta vulgaris var cicla, a amarelo brilhante, a gigante e a acelga de ruibarbo. Apesar das diferenças, todos os tipos têm em comum o fato de serem pouco calóricas e altamente nutritivas.
Caso especial - repolho e acelga: Em vez de lavar todo o maço, descarte as duas folhas mais externas. Como as folhas são muito juntinhas, é melhor lavar depois de cortado antes de usar. Se for cozinhar, corte e lave apenas com água.
Além disso, a acelga pode ser usada como remédio caseiro, sendo útil para tratar diversos problemas de saúde. Porém, a acelga contem ácido oxálico que, quando consumido em excesso, pode prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo, por isso, para se reduzir a quantidade deste ácido pode-se ferver a acelga antes do seu consumo.
A acelga pode ser consumida crua em saladas, ou cozida, refogada ou na forma de suco concentrado ou misturada com frutas ou vegetais crus. Além disso, a acelga também pode ser usada como remédio caseiro, sendo útil para tratar vários problemas de saúde. 1. Salada de acelga.
A acelga deve ser evitada por pessoas com pedras nos rins ou com tendência a sofrer deste problema, devido à presença de ácido oxálico, um composto que pode favorecer a formação de pedras nos rins.
A acelga é uma verduraque contém propriedades nutricionais muito benéficas para o corpo. Estes vegetais favorecem a boa digestão dos alimentos podem ser consumidos em preparações diferentes. Uma delas é a acelga com alho, uma receita fácil, que, além de ser deliciosa, pode servir de acompanhamento dos ...
Tem como ficar grávida sozinha?
O que são fontes não renováveis Cite exemplos?
Quais são os tipos de retroescavadeira?
Como saber se meu auxílio-doença foi transformado em aposentadoria?
Qual a ordem dos produtos para o cabelo?
Qual é o mais saudável café ou cevada?
Qual o salmo para encontrar um grande amor?
Quais os sintomas de uma pessoa hiperativa?
Como entrar no Google sala de aula com e-mail institucional?
O que colocar no pão para comer?
Como impermeabilizar concreto aparente?
Como saber o peso certo na balança?