É bastante comum que os autores de crônicas narrativas explorem fatos e acontecimentos do tempo presente, e que se construam narradores que olham pelo “buraco da fechadura”, revelando o comportamento das pessoas diante de questões sociais, políticas, artísticas, individuais, coletivas, entre tantas outras, mas que tenha o ser humano como foco.
Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas.
Defina o tipo de narrador O foco narrativo utilizado na crônica é uma escolha importante, porque o narrador é o elemento que dá voz ao texto. Se optar pelo narrador personagem, além de contar a história, o narrador também desempenha o papel de personagem da crônica e, por isso, narra em primeira pessoa.
Este é o passo a passo resumido para fazer uma crônica: 1 Leia outras crônicas para se inspirar 2 Defina um fato cotidiano sobre o qual você vai falar 3 Use uma linguagem simples 4 Use poucos personagens 5 Seja curto, não escreva muitas páginas 6 Revise sua crônica More ...
1. Primeiro passo: escolha o tema Uma das principais características da crônica é a abordagem de assuntos cotidianos ou muito falados no momento. Relações conjugais, rotina semanal, férias em família e situações constrangedoras são temas sempre atuais.
Como identificar o capacitismo?
Quem pode ser enquadrado como PcD?
Quanto tempo vive um betta no aquário?
Como acessar o Fone Fácil Bradesco?
Como Cosette e Marius conseguem ficar juntos?
Como será pago o Bolsa do Povo Educação?
Qual o peso da obesidade mórbida?
O que causa a eclâmpsia na gravidez?
Qual o valor ideal para desvio padrão?
Qual a diferença entre comunhão parcial de bens e comunhão total de bens?
Quais tipos principais de padrões são identificados pela mineração de dados?
Quem Sasuke matou para despertar o mangekyou Sharingan?