Os animais polinizadores são, em sua maioria, insetos tais como abelhas, moscas, borboletas e etc. Mas também há polinizadores vertebrados, como aves, morcegos, mamíferos não voadores, lagartos e muitos outros.
Para esse processo ocorrer, o pólen precisa ser carregado por animais, pela água ou pelo vento. A polinização pelo vento, conhecida como anemofilia, é o tipo de polinização de quase 20% das espécies de plantas com flores (angiospermas).
Ele é o responsável pela transferência do pólen entre as partes masculinas e femininas da flor. Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos. Entre os componentes bióticos estão abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos. Entre os componentes abióticos destacam-se o vento, a chuva e a gravidade.
As plantas que são polinizadas por mariposas apresentam coloração mais pálida, uma vez que esses animais são noturnos. Além de insetos, as flores podem ser polinizadas por aves e, nesse caso, elas apresentam-se coloridas e sem odor. Isso ocorre porque as aves apresentam boa visão, mas não possuem um bom olfato.
De Que Forma Acontece O Processo De Polinização? O processo de polinização possui várias variações em que pode se ocorrer, ela pode se de maneira direta, ou seja, ocorre uma autopolinização. Como a palavra já diz, a planta faz esse processo sozinha, sem interferência externa.
As flores polinizadas por mariposas e borboletas apresentam estruturas que permitem que o néctar seja acessível somente para espécies com o aparelho bucal longo. Essas flores possuem cores variadas incluindo o vermelho, que é visível para esses insetos.
Qual a função do músculo psoas maior?
Faz mal lagartixa dentro de casa?
Qual a importância de se valorizar?
Quais são as remunerações variáveis?
Como acelerar o efeito do minoxidil na barba?
O que é uma substância poluente?
Quanto dinheiro o Free Fire tem?
O que é uma pessoa com baixa visão?
Em que o carvão mineral é utilizado?
O que são normas penais não incriminadoras?