Neste sentido, a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e abordagem a pessoa infratora da lei (PMESP, 2006).
E na busca incessante do equilíbrio entre a ação policial e a reação do cidadão, padronizou-se a abordagem em 3 (três) níveis: (I) Abordagem a pessoas em fundadas suspeitas; (II) Abordagem a pessoas suspeitas; (III) Abordagem a pessoas infratoras da lei.
Podemos falar em dois tipos de abordagem, a pessoas e a veículos. Em primeiro lugar falaremos da abordagem a pessoas. Outro fator fundamental a ser observado na abordagem e a forma de como os policiais devem se aproximar do suspeito. Recomendamos que seja sempre em forma de triângulo.
O procedimento de abordagem é uma busca por possíveis crimes. É possível exigir um advogado caso o policial encontre algo que denote um crime e queira ir para a delegacia. A partir daí, a pessoa precisa ser informada sobre seus direitos. São eles: direito a um advogado, à assistência da família e ao silêncio.
c) As ocorrências classificadas como Nível 1 (baixo risco), são provenientes de circunstâncias caracterizadas por comportamento incivilizado ou pessoa em atitude suspeita.
16 curiosidades que você vai gostar
NÍVEL 2 (ALERTA): Estado em que o policial militar tem ciência da existência do perigo, embora ainda não tenha identificado a ameaça, mas sabe que o confronto é provável.
COMO O CIDADÃO DEVE AGIR EM CASO DE ABORDAGEM POR POLICIAIS:
Não use palavras agressivas, não faça movimentos bruscos ou que possam ser interpretados como tentativa de fuga ou de agressão. Mantenha suas mãos visíveis o tempo todo. Não toque o policial e jamais resista, mesmo que seja inocente do que foi acusado.
O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade.
DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941
244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.
3 Viatura, no Brasil, é carro oficial da polícia e dos bombeiros militares. P1- Pessoal , P2- Serviço Reservado, P3 –Planejamento e P4– Logística. A P2 ou Serviço Reservado é um grupo de Policiais Militares que trabalham a paisana.
São princípios da abordagem; surpresa, segurança, rapidez, reação vigorosa e unidade de comando.
Tipos de Policiamentos OstensivosPoliciamento ostensivo geral: Tipo de policiamento ostensivo que visa a satisfazer as necessidades básicas de segurança, inerentes a qualquer comunidade ou a qualquer cidadão.Policiamento de trânsito urbano ou rodoviário: ... Policiamento florestal e de mananciais: ... Policiamento de guarda:
234. O emprego da força só é permitido quando indispensável, no caso de desobediência, resistência ou tentativa de fuga. Se houver resistência da parte de terceiros poderão ser usados os meios necessários para vencê-la ou para defesa do executor e seus auxiliares, inclusive a prisão do ofensor.
Uso de arma de fogo em serviço
O policial detém o direito de uso da arma de fogo para o estrito cumprimento do dever legal, mas só deve usá-la, levando em conta sua letalidade, quando o perigo a que se expõe for letalmente proporcional.
A pistola . 40 foi criada nos anos 70 a pedido do FBI. Isso aconteceu depois de uma perseguição em que dois agentes foram mortos por fugitivos. Como um dos criminosos levou 12 tiros antes de parar de atirar, a polícia percebeu que precisava de uma arma com maior poder de parada – e desenvolveu a .
No caso de bloqueios de trânsito ou no caso de abordagens policiais, a legalidade da gravação é um tema frequente nos fóruns da internet. A questão é simples: cidadãos comuns e motoristas, ao passarem por uma blitz de trânsito ou ao serem abordados por um policial, podem gravar a ação? A resposta é curta: SIM.
A busca pessoal pode necessitar de mandado judicial, caso contrário deve basear-se em fundada suspeita de estar a pessoa em posse de arma ou objeto apto a comprovar a materialidade de um delito. O ato realizado pela Policia Militar que utiliza este procedimento como instrumento de promoção da segurança pública.
"A única forma de você saber exatamente quem é que está em qual lugar – e é isso que a polícia usa – é pelos provedores. Se acontece algum crime, o advogado, a polícia ou alguém tem que solicitar isso ao provedor de serviço, e ele dirá quem estava conectado naquela hora e naquele IP", explica Amatte.
Atenda às ordens do Policial Militar; Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o Policial Militar nem toque nele. Não faça ameaças (do tipo: “Você sabe com quem está falando?”) e não use de palavras defensivas (por exemplo: “Sou trabalhador, não sou bandido”).
Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas. O que grande parte da população e até os próprios policiais desconhecem é que algemar o suspeito não é uma necessidade.
O ato de xingar policial militar no exercício das funções não caracteriza o crime de desacato, quando ausente o dolo específico de denegrir ou de menosprezar funcionário público ou a Administração.
Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas.
A REGRA no ordenamento jurídico brasileiro é o direito à privacidade, e, portanto, as buscas (revistas) geralmente dependem de mandado judicial. Mas, se houver FUNDADAS suspeitas de cometimento de crime, a polícia PODE revistar o carro, assim como poderá proceder à revista pessoal (vestimenta, bolsa, etc).
Policiamento ostensivo é aquele em que o policial, isoladamente ou em grupo, pode ser reconhecido de relance, quer pelo fardamento utilizado, quer pelo armamento ou pela própria viatura. Compõe-se das ações de fiscalização de polícia, sobre a matéria de segurança pública.
Como falar pra pessoa que perdeu o interesse?
Como começar a ter independência financeira?
Como capturar a Groudon Pokémon Ruby?
Como conseguir barras de ouro no Candy Crush de graça?
Como saber se eu devo trocar o psicólogo?
Como pedir desculpa por ciúmes?
Quantas vezes se deve medir a pressão arterial?
Como saber que ele não te quer mais?
Como medir comprimento no Google Maps?
Como calcular uma aresta de um triângulo?
Como identificar bolsa periodontal?
Como saber a quantidade de internet que está chegando?
Como medir a qualidade de um produto?
Como calcular o campo elétrico?
Qual o procedimento para medir tensão elétrica em um multímetro?
Como funciona a mente consciente?