A Região Fiscal onde é emitido o CPF (definida pelo nono dígito) tem as seguintes identificações:
Algoritmo do CPF
Para quem sabe ler, meia palavra basta; para quer sabe matemática, apenas 9 dos 11 dígitos do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) bastam - os outros 2, nós descobrimos. A verdade é que estes dois últimos dígitos são os chamados "dígitos verificadores". Eles dependem dos outros 9.
Porém, os dígitos verificadores servem para alertar que o número foi escrito de forma inadequada, sem precisar acessar o banco de dados da Receita Federal. Regra Prática. O número de um CPF tem 9 algarismos e mais dois dígitos verificadores, que são indicados após uma barra. Logo, um CPF tem 11 algarismos.
Para saber de onde é um CPF, basta ignorar os dois dígitos verificadores e observar o último algarismo da “parte inteira”. A tabela acima dirá de onde ele é. Por exemplo: se existisse, o CPF 629353495-31 seria da Bahia ou de Sergipe, porque 5, o último algarismo antes dos dígitos verificadores, identifica esses dois Estados.
O cálculo de validação do CPF é bem direto. Ele funciona através de pesos associados a cada número e uma divisão pelo número primo 11 ao final. Vamos vê-lo em etapas. Começamos utilizando os 9 primeiros dígitos multiplicando-os pela sequência decrescente de 10 à 2 e somamos esse resultado.
Como enviar mensagem para RGE?
Como transferir dinheiro do cartão Bolsa Família?
Como enviar uma mensagem de voz no WhatsApp?
Como transferir dinheiro do RecargaPay para conta Caixa?
Como conseguir extrato de conta encerrada Itaú?
Quanto tempo para solicitar auxílio doença?
O que é dispensa de Disciplina UNIP?
Como dar entrada na licença médica INSS?
Como pegar o histórico escolar da Estácio?
Como conseguir imagens de câmeras de segurança de um banco?
Como requerer imunidade tributária?
Onde tem coleta seletiva de lixo?
Como solicitar extratos antigos Itaú?
Como tirar certidão de objeto e pé trabalhista TRT15?