São aquelas tendências, desejos, memórias, experiências que são rejeitadas como incompatíveis aos padrões e ideais sociais. Ela representa aquilo que o ego (centro da consciência) considera inferior em nossa personalidade e, por conta disso, negligenciamos e não desenvolvemos.
A sombra é tudo o que foi negado, reprimido ou ainda permanece desconhecido pelo indivíduo e está recalcado —ou seja, reprimido — em seu inconsciente, o que também torna sua definição ligada aos estudos do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939).
A nossa persona, que é como interagimos com o mundo, ou seja, as máscaras sociais que usamos para interagir com as outras pessoas; E o outro lado que é o lado sombrio da nossa personalidade, o lado obscuro, tudo o que a gente guarda bem lá no fundo e não mostra pra ninguém, às vezes nem pra nós mesmos.
São aquelas tendências, desejos, memórias, experiências que são rejeitadas como incompatíveis aos padrões e ideais sociais. Ela representa aquilo que o ego (centro da consciência) considera inferior em nossa personalidade e, por conta disso, negligenciamos e não desenvolvemos.
A melhor maneira de lidar com sua sombra é aceitá-la, entender que ela existe, compreender o sentimento que ela traz e deixar ir embora. Utilize sua sombra para impulsionar pensamentos e atitudes positivas, tente pensar em como fazer dela algo positivo em você.
39 curiosidades que você vai gostar
A “sombra” foi um termo que Jung pegou emprestado de Friedrich Nietzsche. Essa ideia representava a personalidade oculta que cada pessoa possui. À primeira vista, a maioria de nós aparenta (e nos percebemos) como seres bons e nobres.
A sombra é o anseio arquetípico do bode expiatório, de alguém para culpar e atacar a fim de se obter justificativa e absolvição. É a experiência do inimigo, a experiência da culpabilidade que sempre adere à outra pessoa.
A luz e a sombra, vivem no nosso interior. Fazem parte de nós, do que não queremos ser e de quem podemos ser. Representam a luta, entre o que reconhecemos e o que evitamos e ignoramos em nós, pois não queremos ver. Olhar para dentro, é olhar para tudo que está dentro de nós, é focar em seu autoconhecimento.
Quanto mais perto o objeto estiver da luz, mais autêntica será o formato de sua sombra; quanto mais longe da origem de luz, maior ela ficará. Sabe-se que existem dois tipos de sombras: a sombra própria e a sombra projetada. A sombra própria é quando ela é formada pelo objeto ou por algum efeito de luz sobre o objeto.
A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar no desenho, na pintura e escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada.
A sombra é um conceito muito utilizado pela psicologia analítica – teoria desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961). Quando falamos em sombra é natural associarmos a algo negativo: que necessita ser excluído e destruído em nós.
„Onde há luz tem de haver sombra, e onde há sombra é forçoso que haja luz. Não existe sombra sem luz, nem luz sem sombra. “
Viver à sombra de (alguém). Ser protegido, auxiliado por (alguém).
Uma sombra na visão
Enquanto os fantasmas são conhecidos como uma figura enevoada, de tonalidade branca e com formato e aparência humana bem definidos, as “sombras escuras” têm traços menos precisos e apresentam uma cor escura profunda. Em alguns casos, pessoas dizem que essas sombras apresentam olhos avermelhados.
O bom humor e as risadas são um ótimo remédio contra o baixo astral. Ter com quem dividir bons e maus momentos alivia o estresse e libera o excesso de energia preso no corpo. Melhore seus hábitos, mude sua rotina e mantenha-se em sintonia com as boas energias para melhorar a sua qualidade de vida.
Ela nos leva a nos comportarmos de uma forma que normalmente não nos permitiríamos. E, quando isso ocorre, geralmente insistimos em afirmar que fomos acometidos por algo que estava além do nosso controle. Esse "algo" é a sombra, a parte primitiva da natureza do homem.
Onde há luz, não há espaço para as trevas. Não permita que sentimentos ruins enraizem no seu coração. Pense positivo e vai atrair somente coisas boas para sua vida.
Onde a luz é mais forte as sombras são mais visíveis .
Essa variação, na verdade, ocorre por causa da variação da posição do Sol no céu. Tem horas que ele está mais alto, tem horas que ele está mais baixo; e, agora, a gente sabe que isso acontece por conta do movimento da Terra, que faz parecer que o Sol também se mexe.
Essa região que não foi atingida pelos raios de luz é denominada de sombra, que, por definição, é entendida como uma região onde não há luz. Quando a fonte a que o objeto estiver exposto for extensa, haverá a formação da sombra e o surgimento de um contorno mais claro ao redor da sombra denominado de penumbra.
O Processo de Individuação na Psicoterapia Junguiana
Jung entendia a individuação como um processo que significava tornar-se um ser único, alcançar uma singularidade profunda, tornando-nos o nosso próprio Si-mesmo (1984).
Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.
A luz evidencia o que é real e se revela na pintura através de tons diferenciados, porém na pintura a ideia de uma realidade não é somente resumida ao que está iluminado, esta realidade abrange tudo, desde a representação da luz sobre os objetos até a representação das sombras.
Com quantos meses a moleira fecha?
Quem já teve trombose pode viajar de avião?
O que quer dizer jajaja em espanhol?
O que é corrida de resistência no atletismo?
Quem criou o atletismo e em que ano?
Para que serve o recife de coral?
Quem tem hérnia de disco Extrusa pode se aposentar?
Quais os sintomas de uma doença degenerativa?
Quando a Heineken veio para o Brasil?
O que é preciso para emitir nota fiscal MEI?
Com quantos anos pode ter instagram?
Como tirar um print screen no Android?
Qual a composição geral dos vasos sanguíneos?