As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos. Variáveis podem ser classificadas da seguinte forma: Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
Esses tipos de variáveis são classificados em:Variáveis qualitativas.Variáveis quantitativas.1.Variáveis dependentes.Variáveis independentes.Variáveis moderadoras.Variáveis estranhas.Variável nominal.Variável de intervalo.
As variáveis podem ser classificadas em quantitativas ou qualitativas. Uma variável quantitativa possui como especificidade ter como atribuição um valor numérico. Uma variável qualitativa possui como especificidade ter como atribuição um valor não-numérico.
Variáveis quantitativas – São aquelas cujos valores são expressos em números. As variáveis quantitativas se subdividem, ainda, em: o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis.
Variáveis Qualitativas
Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. – Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).
40 curiosidades que você vai gostar
As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc.
Um dado qualitativo é aquele que se refere à qualificação ou a qualidade de determinada coisa ou situação. Na prática, é uma informação que representa uma característica em que podemos compreender melhor quando é expressa por meio de palavras, em vez de números.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Pesquisa quantitativa é a maneira de questionar determinado público em busca de dados numéricos para validar hipóteses, rejeitá-las ou a título informativo.
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
- Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença ou ausência... - Variável qualitativa ordinal = valores que expressam atributos, porém com algum tipo de ordem, ou grau.
Vaviáveis em pesquisa são característica de interesse a ser estudada em cada ELEMENTO DO ESTUDO (Ex: Gênero, idade, altura, renda mensal, número de irmãos, etc.). Os dados de um trabalho compreendem os valores coletados de variáveis de cada ELEMENTO DO ESTUDO.
As variáveis de interesse podem ser classificadas em: (i) Qualitativas => quando resultar de uma classificação por tipos ou atributos. (ii) Quantitativas => quando seus valores forem expressos em números.
Essas variáveis podem ser de dois tipos: Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.
Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer.
Variáveis dependentes e variáveis independentes.
Variáveis independentes são aquelas que são manipuladas enquanto que variáveis dependentes são apenas medidas ou registradas.
Esta pesquisa é realizada independentemente do tipo de relacionamento existente entre as duas ou mais variáveis que estão sendo investigadas. A análise estatística é o método usado para apresentar claramente o resultado obtido com esse tipo de pesquisa quantitativa. Exemplo: O impacto das drogas em um adolescente.
Características da pesquisa quantitativa
Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo); Uso de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais, etc; Métodos de coleta inflexível e previamente estruturado; Pesquisador-observador (não pode interferir nos resultados);
Os métodos quantitativos concentram-se na obtenção de informações por meio de ferramentas como pesquisas, questionários, etc. Uma vez que os dados são coletados com essas ferramentas de pesquisa, uma análise é geralmente realizada usando métodos estatísticos.
Variáveis contínuas e discretas.
Grandezas como comprimento, área, volume, peso, tempo, proporções, porcentagens, ângulos, valores das funções trigonométricas, temperatura, etc., que num determinado intervalo podem tomar quaisquer valores, sejam estes inteiros ou fracionários, são chamadas variáveis contínuas.
Por exemplo, se você pedir que descrevam sua recente experiência de compra em um ponto de venda importante, é possível usar os termos rápido, prático, agradavelmente ou agressivo, rude e caro. Estes são todos exemplos de informação qualitativa.
Dados quantitativos são quaisquer dados que estejam em formato numérico, tais como estatísticas, porcentagens, etc. O pesquisador analisa os dados com a ajuda de estatísticas e espera que os números produzam um resultado imparcial que possa ser generalizado para uma população maior.
Tipos de dados quantitativos
Exemplo: Você pode medir a altura da mesma pessoa em metros, centímetros e até mesmo em milímetros, ou seja, os dados são contínuos. Ou então, definir uma idade em anos, meses e até dias. São números exclusivamente inteiros para valores completos que não medem, mas contam.
Dados ordinais são um tipo estatístico de dados quantitativos nos quais existem variáveis em categorias ordenadas que ocorrem naturalmente. A distância entre duas categorias não é estabelecida usando dados ordinais. Nas estatísticas, um grupo de números ordinais é representado usando uma escala ordinal.
A estatística pode ser dividida em duas: descritiva e inferencial. A estatística descritiva é a parte inicial da análise dos resultados. Buscamos descrever melhor as respostas encontradas por meio das medidas de tendências centrais e também das medidas de desvios. Nessa etapa é feita a análise somente da amostra.
Como é que se fala supermercado em inglês?
O que significa meus recursos?
Como fazer uma ligação de Portugal para o Brasil?
Quanto tempo leva um pé de abiu para produzir?
Quando se usa abaixo e embaixo?
Como abreviar a palavra abençoado?
Quais são as 3 fases da Primeira Guerra Mundial?
Como desbloquear todos os personagens de Marvel vs Capcom 2?
Como é que se escreve administração?
Como se escreve ansioso no plural?
Como se escreve antioxidante na nova ortografia?
Como programar o tempo na panela de pressão elétrica?