Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.
De acordo com ela o fenômeno da aprendizagem pode ser representado basicamente de duas formas, segundo uma concepção quantitativa e segundo uma concepção qualitativa. As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos.
Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e Ausubel, com a aprendizagem significativa.
Vigotski (2000) destacou três abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento, que são: 1) Aprendizagem e desenvolvimento: processos independentes; 2) Aprendizagem e desenvolvimento: processos idênticos; 3) Aprendizagem e desenvolvimento: processos diferentes e relacionados.
A primeira pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (enfocada principalmente por Piaget); a segunda categoria afirma que aprendizagem é desenvolvimento (proposta, entre outros, por William James); e a terceira é uma teoria dualista, segundo o autor, pois pressupõe que o processo ...
45 curiosidades que você vai gostar
São várias as concepções de desenvolvimento humano presentes no ambiente escolar. Dentre elas, as mais frequentes são a inatista, ambientalista e interacionista.
Sendo assim, podemos entender que o desenvolvimento, do ponto de vista da concepção ambientalista, se trata de um processo pelo qual um comportamento é modificado ou reforçado através das condições criadas e manipuladas pelo meio.
Linhas pedagógicas:Tradicional. A linha pedagógica tradicional teve início no século XVIII e ainda é a mais utilizada nas escolas brasileiras. ... Democrática. ... Montessoriana. ... Construtivista. ... Waldorf. ... Existe uma única linha pedagógica correta?
Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos. Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora.
Nesta perspectiva, a relação de ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos, compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam estes dentro ou fora da escola. ...
De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.
As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.
A partir da definição de currículo, retomam-se sucintamente as concepções tradicional, tecnicista, humanista, cognitiva e a concepção histórico-crítica como aquela a qual permite uma práxis pedagógica na qual os saberes sistematizados historicamente possam ser apropriados por todos os que chegam à escola, ...
Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.
Na aprendizagem receptiva entendemos a educação no sentido amplo como sendo um processo de transmissão de conhecimentos e atitudes de gerações adultas para gerações novas e no sentido estrito como um processo de transmissão de conhecimentos e atitudes aos alunos pelo professor.
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais. Em contraste, a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.
A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Concepções é o plural de concepção. O mesmo que: ideias, criações, fecundações, julgamentos, opiniões, pontos de vista.
As tendências pedagógicas são teorias que visam direcionar o trabalho educacional, orientando o professor, por meio de metodologias que tem por objetivo concretizar o processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.
1 → O que diz a teoria de Vygotsky
Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.
Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele. Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
A concepção construtivista, uma das principais nesse sentido, diz respeito à forma de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget, que afirma que o conhecimento é adquirido por meio da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.
Como se chama o pano para bordar ponto cruz?
O que causa fraqueza muscular no corpo?
Quando se dá o aperfeiçoamento da arrematação?
O que é exceção no processo do Trabalho?
O que significa vida útil de um ativo?
Como fazer para bloquear o RG?
Quais são os fundamentos da Administração clássica?
Quanto tempo dura uma Descupinizacao?
Qual objetivo de trabalhar direita e esquerda na educação infantil?
Não deve se casar o divorciado enquanto não homologada ou decidida a partilha dos bens do casal?
Qual o número não é divisível por 3?