Em seu livro A Condição Humana, Arendt diferencia três atividades do homem: o trabalho (manutenção da vida); a obra (produção de algo novo); e ação (vida pública, política)2.. Estas três atividades fazem parte da vita activa: a vida humana.
As três atividades fundamentais de Hannah Arendt são o labor, o trabalho e a ação, sendo que a primeira delas, o labor, constitui-se das atividades e processos biológicos que viabilizam a vida humana.
Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra.
Ao começar sua obra, “A condição humana”, Hannah Arendt alerta: condição humana não é a mesma coisa que natureza humana. A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem.
Seu principal conceito, o de pluralismo político, defende a importância de existir igualdade política e liberdade, com tolerância e respeito às diferenças, visando a inclusão.
33 curiosidades que você vai gostar
Arendt define a ideologia como a "lógica de uma idéia", tendo como parâmetro as ideologias nazista e estalinista. O crescente envolvimento de Arendt com o sionismo2 acabaria por colidir com o anti- semitismo emergente no terceiro Reich, situação que a levaria inevitavelmente à prisão.
"E ela [Arendt] não é uma pensadora conservadora. Ao contrário, ela era uma pensadora revolucionária, liberal. Mas ela achava importante as gerações dialogarem. Não romper com o passado.
As condições humanas são as condições nas quais a vida é dada ao homem na Terra, e cada uma gera e exige atividades próprias: a vida biológica, a mundanidade, a pluralidade, a natalidade, a mortalidade, o condicionamento e o cuidar.
A Condição Humana pode assim ser entendida como a luta entre a vida e a morte, entre o indivíduo e o grupo (a sociedade), a liberdade e o destino, o que é finito e o que se pode aperfeiçoar. ... Apenas tem a vida, orientada para a morte.