Por isso, iremos falar de profissões onde o uso do jaleco é essencial.Farmacêutico. ... Esteticista. ... Fisioterapeuta. ... Dentista. ... Veterinário.
Portanto muitos profissionais da área da saúde podem usar o jaleco branco em suas profissões:Nutricionistas.Médicos.Biólogos.Químicos.Biomédicos.Farmacêuticos.Enfermeiros.Fisioterapeutas.
Devido às constantes denúncias e diversos estudos científicos pelo mundo comprovando que o uso do jaleco fora do ambiente de trabalho pode acarretar riscos graves para a população, três estados brasileiros já possuem leis que proíbem o uso da vestimenta profissional nas ruas: São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
A vestimenta que deveria servir de proteção para médicos e pacientes virou sinal de identificação e de status. O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica, e era acompanhado de luvas, chapéu, máscara e até um bico que protegia o nariz.
Sancionada em 2010, a lei estadual 16.491 proíbe os profissionais de saúde de utilizar jalecos, aventais e outros equipamentos em ambientes externos ao trabalho.
33 curiosidades que você vai gostar
20/03/2020. O uso do jaleco fora do ambiente de trabalho pode aumentar os riscos de contaminação tanto para os pacientes como para o profissional de saúde e seus familiares. ... “O uso desses equipamentos fora do ambiente de trabalho pode disseminar infecção hospitalar.
O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.
O jaleco representa a atuação na área de saúde, com todos os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. A cerimônia do jaleco é uma forma de mostrar para toda a comunidade o compromisso do aluno para com a formação e sua futura profissão.
O branco remete à limpeza e higiene
Imagine um médico que irá cuidar de você com um jaleco todo cheio de respingos de sangue! O branco permite ver melhor se o uniforme está sujo e ajuda a evitar infecções. O contraste proporcionado pela cor diminui as chances de qualquer mancha passar despercebida.
O médico húngaro Semmelweis (1818-1865) é considerado o pai do jaleco e da assepsia, pois percebeu que muitas mulheres morriam após darem à luz porque os médicos utilizavam nos partos o mesmo bisturi que empregavam para dissecar corpos.
Prática comum e facilmente identificável na frente de hospitais, o uso do jaleco aumenta os riscos de infecção e transmissão de bactérias, alertam infectologistas.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
Uma lei proíbe o uso de jalecos fora do hospital já foi sancionada em diversos estados e cidades do Brasil. O principal objetivo da lei é evitar a contaminação do ambiente hospitalar com bactérias e outros micro-organismos que podem ser carregados pelos jalecos.
Caso o profissional possua uma especialidade médica, deverá grafá-la, também em letras maiúsculas, logo após o termo “médico” e antes, portanto, do seu nome. Se desejar, o médico poderá ainda acrescentar a palavra “doutor” ou sua abreviatura antes do nome.
Especificações do jaleco:O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço:Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
Leia-se “Nome completo bordado em cor preta no lado superior esquerdo do jaleco. Se o jaleco possuir bolso no lado superior esquerdo, a identificação do aluno (nome) pode ser bordada por cima do mesmo respeitando as demais orientações.”
Em meados do século 19, quando as causas das infecções estavam sendo estudadas, despertou-se a necessidade de um local limpo e estéril para trabalhar. Nesse momento, a veste branca foi incorporada com o objetivo de prevenção contra a contaminação e a sujeira externa.
O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual. Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina.
“O branco permite ver melhor se o uniforme está sujo e ajuda a evitar infecções”, afirma Jorge Curi, vice-presidente da Associação Médica Brasileira. Isso diminui as chances de uma mancha de sangue passar despercebida e contaminar uma cirurgia, por exemplo.
Uma das versões conta que o jaleco teve origem na Idade Média, na Europa, como uma forma de proteger os médicos da Peste Bubônica - doença que assolou milhões de pessoas na época. A vestimenta era acompanhada de outros acessórios como luvas, máscaras, chapéus, e um protetor para o nariz que parecia um bico de ave!
O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.
Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais. Escolha um jaleco que seja do seu tamanho, nem grande ou pequeno demais. Use sempre jaleco de manga longa e nunca a suba para ventilação ou conforto. Seu braço estará protegido.
Retire o jaleco para ir ao refeitório, banheiro, áreas administrativas do local de trabalho e áreas externas; Os jalecos nunca devem ser colocados no armário onde são guardados objetos pessoais; ... Compre jalecos com os punhos justos com elástico para evitar que a manga entre em contato com contaminantes.
Hoje o branco é mais comumente aplicado na confecção de jalecos e roupas de enfermeiros, que têm mais contato com o público geral.
Ela tem como objetivo definir as normas essenciais para a inclusão de medidas de proteção à saúde e à segurança de trabalhadores de hospitais, clínicas e laboratórios. ... Atualmente, ela já é vista com extrema importância por garantir a integridade e segurança dos trabalhadores da área de saúde.
Como fazer controle de ponto eletrônico?
Quando o relacionamento não dá mais?
Qual melhor potência de ventilador?
Como verificar se um vetor e ortogonal ao outro?
Como usar o localizar no Bloco de notas?
O que fazer para diminuir o calor no apartamento Poente?
Como usar switch em linguagem C?
Como saber se vetores são iguais?
Como saber se o sal tem caráter básico?
Como se escreve um grito de raiva?
Como se deve escrever um bilhete?
Como se escreve um quarto em fração?
Quantos hectares é um alqueire?
O que quer dizer a palavra tramitação?