As regras do vôlei sentado A principal norma é: para bater na bola, os glúteos devem estar encostados no chão. De forma geral, homens e mulheres podem competir, sendo sempre seis jogadores por time. A rede tem altura de 1,15m, no caso dos homens, e 1,05, para as mulheres. Isso permite que os praticantes atuem sentados.
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
Basicamente, o vôlei sentado tem as mesmas regras e características de uma partida tradicional. No entanto, ele funciona de forma adaptada, para que atenda as necessidades de jogadores amputados, lesionados na coluna vertebral, acometidos pela paralisia cerebral e outras pessoas com deficiências locomotoras.
A experiência do atleta Luiz Gabriel, da categoria sub-17 do Atleta Cidadão, com o vôlei sentado foi enriquecedora para ele. “A principal limitação é a locomoção na quadra”, conta, explicando que o movimento mais prejudicado nessas condições é a manchete. “É difícil pra caramba.”
Nas literaturas consultadas [1] [2], verificou-se que o voleibol sentado é um esporte criado para atletas com deficiências relacionadas à locomoção. Ele surgiu na década de 1950, na Holanda e os primeiros jogos não tinham rede.
15 curiosidades que você vai gostar
Quando surgiu o voleibol sentado? Essa modalidade surgiu em 1956 na cidade de Arnhem, na Holanda. Ela foi criada por meio da junção do tradicional voleibol e um jogo alemão chamado sitzbal, que também é praticado sentado, mas ao invés de uma rede que divide a quadra, há uma fita.
O voleibol sentado estreou na Paralimpíada de Arnhem (Holanda), em 1980. Palco coerente, já que a modalidade surgiu em território holandês, em 1956, para reabilitação de soldados, combinando o vôlei "convencional" com o sitzball, esporte de origem alemã (também voltado a pessoas com deficiência).
De acordo com o grau de impacto nas funções na modalidade ocasionado pela sua deficiência, os atletas são divididos em dois grupos: VS1 e VS2. Na classe VS1 estão os atletas com uma deficiência que tem maior impacto nas funções essenciais do vôlei sentado. Ex: amputados de perna.
Além dos benefícios para a saúde física, como o combate a doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer, o voleibol sentado é muito importante por conta da inclusão social que ele possibilita.
Quantas vezes tenho que malhar por semana?
Como justificar um pedido de aumento salarial?
São consideradas circunstâncias agravantes?
O que é necessário para conseguir o AVCB?
Quais são os gastos de uma empresa me?
O que é uma declaração de vontade?
Qual é o melhor horário para tomar sertralina?
Como é o efeito tachado no Word?
Quanto tempo tenho para passar os pontos da carteira?
O que significa AC e DC na história?
Quantos GB pesa o Windows 10 no SSD?
Com quantas semanas consigo saber se estou gravida?
O que é Linux e qual a sua história?