A água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.
no início — líquido: a água está presente na transpiração dos seres vivos, além dos rios, lagos, oceanos etc. no meio — gasoso: essa água evapora e se acumula, para depois se condensar nas nuvens; no final — líquido: acontece a precipitação da água que volta para Terra em forma de chuva, reiniciando o ciclo.
Ela também é devolvida após a morte dos seres vivos através do processo de decomposição. Podemos classificar o ciclo da água em dois tipos: o ciclo curto ou pequeno e o longo ou grande.
Para fins didáticos, vamos começar a explicar como funciona o ciclo da água a partir de sua evaporação. Quando recebe calor do Sol, a água existente na Terra passa pelo processo de evaporação, mudando do estado líquido para o gasoso. Há também evaporação da água do solo e a transpiração das plantas (evapotranspiração).
O ciclo da água é apenas um dos ciclos biogeoquímicos possíveis. Elementos químicos como o carbono, o enxofre, o oxigênio e o nitrogênio também passam por ciclos contínuos de renovação. Um exemplo disso é o carbono.
Vale destacar que os seres vivos também participam do ciclo da água, pois eles necessitam dela para a sua sobrevivência. Os animais, por exemplo, utilizam a água para diversas atividades metabólicas, obtendo-a a partir da ingestão ou da alimentação.
Qual é o marco inicial do modernismo no Brasil?
Qual a melhor época para ir à Garanhuns?
Com quantos meses da pra saber o sexo?
Qual é a diferença entre isso e isto?
O que é quimica entre duas pessoas?
Qual é o objetivo da ação civil pública?
O que é a fase motora fundamental?
Quantos países de primeiro mundo existem?
Qual a função dos sonhos para Freud?
Quais empresas de energia na bolsa?
Qual é a importância da pesquisa na prática pedagógica?