Principais doenças ocupacionais
LER e Dort Começamos a lista falando de duas das doenças ocupacionais mais frequentes entre os trabalhadores brasileiros. Trata-se da Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.
Quais as 9 doenças ocupacionais mais comuns e como evitá-las?
As doenças ocupacionais são definidas como qualquer tipo de transtorno ou problema, de ordem física ou mental, que acomete os trabalhadores. Além disso, é importante lembrar que existe uma causalidade entre a atividade realizada dentro da empresa e a doença apresentada.
O termo engloba os seguintes males: dermatite de contato, ulcerações, infecções e cânceres. A sua prevenção depende da utilização contínua de EPI — Equipamento de Proteção Individual —, e o tratamento reclama o afastamento do trabalhador de suas funções habituais e do contato com os agentes nocivos.
O que é doença ocupacional Toda doença que o trabalhador adquire em razão da sua atividade profissional enquadra-se como doença ocupacional. A enfermidade pode ter relação direta ou indireta com sua atividade – os advogados chamam isso de nexo de causalidade ou nexo de concausalidade.
A doença ocupacional é aquela diretamente relacionada ao processo do trabalho, ou seja, às condições de trabalho e ao ofício com o qual o trabalhador está envolvido. As doenças laborais, muitas vezes, são silenciosas e começam a se manifestar depois de o profissional exercer por muitos anos a mesma função.
Doenças ocupacionais: quais são as principais e como preveni-las? As doenças ocupacionais são uma das grandes preocupações das empresas de todos os portes no país.
As doenças ocupacionais são responsáveis por grande parte dos licenciamentos e afastamentos nas empresas, os quais podem, inclusive, ser permanentes. Essas ocorrências causam prejuízos aos trabalhadores e ao negócio, que acaba perdendo os níveis de produtividade.
Elas costumam ter um desenvolvimento lento e silencioso, podendo levar meses ou anos para se tornarem evidentes. Porém, as doenças ocupacionais psicossociais afetam o bem-estar e a qualidade do trabalho do seu colaborador desde o início, mesmo que ainda não tenham sido percebidas.
Entre as ações de prevenção às doenças ocupacionais, podemos citar: reforço da importância do uso de EPIs; ampla divulgação dos riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos); planejamento e padronização de fluxos e processos; promoção de diálogo entre a empresa e os trabalhadores; capacitação permanente dos colaboradores.
Como surgiu o nome Zeca Pagodinho?
Quais são as características da afasia?
Como deve ser a assinatura na carteira de identidade?
Porque nadar em rio é perigoso?
Como faço para cadastrar um motorista na ANTT?
O que é débito automático no cartão de crédito?
Como funciona o crédito pessoal?
Quanto tempo para Rivotril gotas fazer efeito?
Quanto vendeu o PlayStation 5?
Como se comportar nas primeiras semanas de trabalho?
Como se escreve no auxílio manauara?
Quando a pessoa tem a sensação que vai morrer?
Como endurecer papel com cola branca?