A eutrofização ocorre em razão do acúmulo de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio.
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
A eutrofização consiste no aumento dos nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em um ecossistema aquático, o que leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, a alterações em todo esse ecossistema. O aumento da produtividade é ocasionado, principalmente, pela proliferação excessiva de algas.
Etapas da eutrofizaçãoAumento da quantidade de material biodegradável (esgoto orgânico) na água;Aumento da população de organismos decompositores (aeróbios e anaeróbios);Redução da concentração de oxigênio dissolvido na água;Mortalidade de organismos aeróbios maiores, como peixes e crustáceos;
Consequência da eutrofização
Redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que provoca morte de espécies aquáticas, como os peixes. Há alterações no pH da água. Há redução da biodiversidade da área afetada. Há aumento exagerado de algas e outras plantas aquáticas.
35 curiosidades que você vai gostar
A eutrofização pode ocorrer por causas naturais, porém, mais frequentemente é gerada por resíduos provenientes das atividades humanas. A principal fonte de eutrofização são os esgotos domésticos lançados no ambiente sem qualquer forma de tratamento. Em segundo lugar estão os fertilizantes.
A Demanda Bioquímica de Oxigênio, mais conhecida pela sua sigla DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para que a flora microbiana degrade a matéria orgânica presente em determinado ambiente aquático. Essa degradação ocorre por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.
A redução de oxigênio na água é um dos efeitos da presença de grande quantidade de plantas aquáticas no local. Além disso, a concentração de peixes no mesmo momento no mesmo ponto pode ter contribuído para a diminuição do teor.
# A recuperação de lagos eutrofizados deve se dar no sentido de eliminar o excesso de energia através da redução da concentração de nutrientes e compostos orgânicos neles lançados. # Para tanto, a primeira e indispensável medida é o controle das fontes geradoras de eutrofização artificial na bacia de drenagem.