As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
As principais características do barroco literário brasileiro são:Linguagem dramática;Racionalismo;Exagero e rebuscamento;Uso de figuras de linguagem;União do religioso e do profano;Arte dualista;Jogo de contrastes;Valorização dos detalhes;
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.
Cultismo e Conceptismo
Estas são duas características estilísticas do barroco literário, representando os principais formatos de construções estéticas das obras.
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Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.
O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
Muito mais do que uma manifestação literária, o Barroco foi uma manifestação artística. No Brasil, seus principais representantes foram Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira. O poema que você vai ler agora é de autoria de Gregório de Matos, principal representante da literatura barroca no Brasil.
O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência. Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e à inconstância.
Questão 6. Assinale alternativa que melhor expressa a relação entre o barroco e o Absolutismo. a) O exagero, as formas curvas e a religiosidade foram usados para exaltar a figura do rei. b) O barroco foi um movimento estritamente religioso que não ocorreu nos palácios.
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte. A base inicial dessa política era o metalismo, a ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.
Uma das principais características do absolutismo era a concentração total do poder na monarquia. Os monarcas do Estado Absolutista tinham plenos poderes para tomar decisões e emitir ordens de acordo com sua conveniência, sem precisar dar satisfação a nenhum órgão da soberania, muito menos, para a sociedade.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
O amor tinha duas faces nessa época, o amor possível e o amor impossível (platônico). O amor possível era expresso nas cantigas de amigo – cantigas com eu lírico feminino que falavam sobre festas nos feudos, a relação carnal, mas não vulgarizada e a saudade do amado.
A linguagem do Barroco é caracterizada por ter um tom desafiador e revolucionário. A linguagem dessa escola literária fala sobre os sentimentos do homem e a sua luta com o corpo e alma, razão e fé.
As principais caraterísticas do estilo barroco são:Contrastes, dualidades e excessos;Temas religiosos e profanos;Estilo exuberante e decorativo;Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.
Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
Assim como na Europa, o barroco na literatura brasileira é marcado pela contradição, pela dualidade. Os principais nomes desse período foram Bento Teixeira, Gregório de Matos e Botelho de Oliveira. Na prosa, temos os sermões de Padre Antônio Vieira.
A poesia barroca é aquela que foi desenvolvida durante o período do barroco.
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Autores do Barroco no BrasilBento Teixeira (1561-1618)Gregório de Matos (1633-1696)Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)Frei Vicente de Salvador (1564-1636)Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.
Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.
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