Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta.
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.
Segundo o IBGE (2003) os 6 principais biomas brasileiros são: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal.
18 curiosidades que você vai gostar
Condições climáticas: Clima quente e úmido, com temperaturas variando entre 20ºC a 41ºC durante o ano. As precipitações pluviométricas são superiores a 1800 mm/ano. A umidade na região apresenta índices de 80 a 100%. Flora: Castanheira-do-pará, a seringueira, a sumaúma, o guaraná e uma diversidade de plantas epífitas.
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de ...
De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais, também chamado de ecossistema.
Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
Um bioma pode ser definido como uma grande comunidade que interliga vida animal e vegetal adaptadas às condições do ambiente. A palavra bioma é formada pela junção de bio, que quer dizer vida, e oma, que indica grupo ou massa.
Conceito de Ecossistema
Portanto, independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos. Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos.
Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Pampa e Mata Atlântica são os seis biomas brasileiros, que conhecemos desde a escola, mas que com o passar dos anos passam por devastações e são impactadas geograficamente. Conheça as peculiaridades de cada vegetação brasileira e em que região elas se encontram.
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.
O Bioma Amazônico chega ocupar uma área de 4.196.943 Km², que corresponde mais de 40% do território nacional e é constituída principalmente por uma floresta tropical. A Amazônia passa pelos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Deserto.
Tipos de EcossistemasEcossistemas terrestres: São representados pelas florestas, desertos, montanhas, pradarias e pastagens.Ecossistemas aquáticos: Compreendem os ambiente de água doce como lagos, mangues, rios. Além dos ambientes marinhos como os mares e oceanos.
Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos; enquanto que os componentes abióticos são os fatores químicos, físicos e geológicos do ambiente, como luz, umidade, temperatura, nutrientes, solo e água.
Para facilitar a compreensão e o ensino, frequentemente os ecossistemas são divididos em dois grupos: os aquáticos e os terrestres. Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.
A Amazônia, maior bioma de floresta úmida do mundo, contém quase 50% da biodiversidade conhecida do planeta e o maior manancial de água doce, que corresponde aproximadamente a um quinto das reservas mundiais.
Os biomas são formados a partir do resultado do clima que interage com o ambiente ecológico. ... O bioma, nesse caso, seria a unidade biológica (ou espaço geográfico), caracterizada conforme o macroclima (clima regional), a fitofisionomia (o aspecto vegetativo de um local), o solo e a altitude específicos.
Um ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional. Os seres humanos são parte integrante dos ecossistemas.
O Brasil conta com seis ecossistemas diferentes, composto por espécies animais e vegetais variadas. A diversidade e os contrastes presentes em cada região são o que tornam nosso País único. Os principais ecossistemas brasileiros são a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas.
Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.