A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. ... A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.
A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. ... Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.
A filosofia da ciência busca ser a questionadora maior das hipóteses que abrangem o método científico. Ela reflete, questiona e provoca o saber científico, de modo a desenvolvê-lo. Enquanto a ciência se posiciona em estudar problemas específicos de fenômenos naturais, a filosofia busca o estudo mais abrangente e geral.
A filosofia antiga marca a primeira forma de pensamento filosófico existente. ... Os pensamentos desenvolvidos na época serviram de base para a construção do raciocínio crítico e do modo de pensar ocidental. Antes, não havia preferência para explicações racionais e lógicas para os fenômenos da natureza.
37 curiosidades que você vai gostar
Voltar período pré-socrático - do século VII a.C. ao século V a.C. ... período socrático ou antropológico - do século V a.C. ao século IV a.C. ... período sistemático - do século IV a.C. ao século III a.C. ... período helenístico ou greco-romano - do século III a.C. ao século VI d.C.
Foi esse período histórico que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates não deixou uma obra escrita, mas conhecemos seu pensamento através das obras de seu discípulo Platão.
“Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte, falível”. “Conhecimento certo do real pelas suas causas”. “Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva”.
A ciência envolve todo o conhecimento adquirido através do estudo baseado em princípios científicos. Já a filosofia questiona e problematiza a realidade que vivemos, coloca em dúvida os saberes estudados e obtidos, inclusive as produções científicas e as concepções que fundamentam os trabalhos científicos.
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
Os filósofos do período passam a ser grandes críticos da filosofia clássica grega, sobretudo, Platão e Aristóteles. O tema principal passa a ser a ética, há um distanciamento dos indivíduos com as questões naturais e religiosas.
A filosofia grega pode ser dividida em três etapas: período pré-socrático, socrático e helenístico.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
"A tarefa da filosofia não é fornecer respostas ou soluções, mas sim submeter as próprias perguntas ao exame crítico; de nos fazer ver como a própria forma pela qual percebemos um problema é um obstáculo para sua solução.
Vimos que a Filosofia não se confunde com Ciência, Religião, Arte, Sociologia ou Psicologia, não se limita à esfera Política, não é História. A Filosofia está na história, pois é produto cultural do homem; um saber do homem situado. ... O conhecimento filosófico não se realiza por reflexão. Sua reflexão não é radical.
Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
Duas das características fundamentais da Ciência Moderna precisam ser ressaltadas. São elas: linguagem matemática, que está implicada nas fórmulas que decodificam os fenômenos naturais, e a relação com a técnica, ou a produção de aparatos tecnológicos capazes de manipular a natureza.
Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia ...
Ciência → propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual ou material. 1. Toda matéria, em qualquer forma e composição molecular, pode ser objeto de estudo.
Relembre os 10 filósofos mais importantes da históriaAristóteles (384-322 a.C.) Compartilhar. ... Platão (427-347 a.C.) Compartilhar. ... Nietzsche (1844-1900) Compartilhar. ... Wittgenstein (1889-1951) Compartilhar. ... Descartes (1596 - 1650) Compartilhar. ... Hegel (1770-1831) Compartilhar. ... Kant (1724-1804) ... Sócrates (470-399 a.C.)
Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.) Parmênides de Eleia (cerca de 515-445 a.C.)
Foi precisamente na cidade de Mileto que surgiram os três primeiros filósofos (Tales, Anaximandro e Anaxímenes), que tinham ideias que rejeitavam as explicações tradicionais baseadas na religião e buscavam apresentar uma teoria cosmológica baseada em fenômenos observáveis.
1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.
Filosofia Antiga: Que é dividida em mais quatro períodos, Período pré-socrático ou cosmológico, período socrático ou antropológico, período sistemático e período helenístico ou Greco-romano. No período pré-socrático ou cosmológico, há uma preocupação em compreender a origem do cosmo e os fenômenos da natureza.
A história da filosofia costuma ser dividida em quatro grandes períodos: a Filosofia Antiga (séc. VII a.C. à V d.C.), a Filosofia Medieval (séc. V à XV), a Filosofia Moderna (séc. XVI à XVIII) e a Filosofia Contemporânea (séc.
Quando a rodoviária de Campo Grande volta a funcionar?
Qual a Histogênese do tecido cartilaginoso?
Como funciona a Farmácia Básica?
Como calcular a deformação de uma mola?
Qual o tempo de espera por um transplante de fígado?
Qual a melhor maneira de pedir para ficar com alguém?
Quais são os cargos da Guarda Municipal?
Como memorizar as coisas mais rápido?
Como melhorar a corrida para TAF?
Quais são os graus da maçonaria?
Como descobrir o valor de algo sem desconto?
Como saber se levei multa Zona Azul?
Porque a autoclave esteriliza os materiais?
Como melhorar a mira Call of Duty?
Como zerar o velocímetro da Tornado?
Como funciona as visitas na guarda unilateral?
Quantas questões Eu tenho que acertar no Enem para tirar 700?