As principais características da Europa Ocidental são: Grande parte dos países está integrada politicamente e economicamente à da União Europeia. Essa região é considerada a mais rica da Europa e a que possui os melhores índices sociais do continente europeu.
Conheça os países que fazem parte da Europa Ocidental
Os países da Europa Ocidental são Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, França, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, Mônaco, San Marino, Andorra.
Basicamente os países que fazem parte da Europa Ocidental estão mais desenvolvidos (economicamente e socialmente) do que os que fazem parte da Europa Oriental. A Europa Ocidental conta com um maior desenvolvimento, um menor percentual de desemprego, uma maior qualidade de vida.
A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.
São elas: França, Alemanha e Itália. Por isso, a região ocidental é mais economicamente ativa e representa a maior taxa de transações comerciais do continente, principalmente com os Estados Unidos e Japão. O comércio também ocorre de maneira bastante forte dentro do próprio continente, incentivado pela União Europeia.
21 curiosidades que você vai gostar
Os Quatro Grandes, também conhecidos como G4 ou UE4 (em inglês: EU4), é um grupo internacional informal composto por Alemanha, França, Itália e o Reino Unido. Estes países são considerados as maiores potências do continente europeu e integram individualmente os grupos G7, G10 e G20 de maiores economias.
Os dados coletados em 110 regiões financeiras revelam que a saída do Reino Unido da União Europeia fez com que Zurique, Frankfurt, Amsterdã, Viena e Milão avançassem expressivamente na lista.
A população europeia, principalmente da parte ocidental, apresenta várias características: alta escolaridade, elevado IDH, baixas taxas de natalidade e mortalidade, elevado número de idosos, baixa mortalidade infantil, elevada renda per capita e intensa urbanização.
Os principais setores são o de metalurgia, siderurgia, química e petroquímica, elétrica e eletrônica, energia, com grande foco em energias renováveis, desenvolvimento e tecnologia, transportes e bens de consumo compostos principalmente por carros, celulares, ótica, alimentação, têxtil e de moda.
Os aspectos naturais da Europa, no entanto, apresentam uma grande diversidade tanto em suas formas de relevo quanto em sua biosfera e clima. O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de áreas planas, com baixas altitudes, em vastas planícies.
Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracterizam por apresentarem uma economia de mercado consolidada. Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.
Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.
No aspecto geopolítico e econômico, o leste europeu é considerado a "parte pobre" da Europa, pois a maioria de seus povos, até bem pouco tempo, ainda estavam presos a sistemas feudais e impérios arcaicos, enquanto que as nações mais a oeste experimentavam constantes ventos de mudança com as navegações, o ...
A Europa Ocidental formou uma área de livre comércio, dividida pela Cortina de Ferro da União Soviética. Quando o muro de Berlim caiu em 1989, a Europa assinou um novo tratado de união, que em 2007, compreendia 27 países.
De modo geral, o consenso atual seria definir como parte do Ocidente, no mínimo, as culturas e os povos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e uma grande parte da América Central e do Sul, como Argentina e Brasil.
A Europa Oriental é uma região geográfica localizada na área leste do continente europeu. Em comparação com a parte ocidental, a oriental é menos desenvolvida do ponto de vista econômico. - A população da Europa Oriental é de, aproximadamente, 266 milhões de habitantes (estimativa 2021).
A agricultura na União Europeia caracteriza-se pelos pequeno e médio tamanhos propriedades, menor do que na maior parte dos outros continentes.
Na Europa, há o cultivo de cereais como a cevada, o centeio, o trigo e a batata, mas há falta de produtos como o arroz, aveia e milho. Em razão do clima e do solo, há larga produção de uvas, que garantem vinhos de alta qualidade, conhecidos mundialmente, bem como azeitonas.
A Economia da União Europeia é baseada em modelo capitalista liberal, sendo a maior do mundo, com um PIB (nominal) que alcançou US$ 18.394 trilhões e PIB de US$ 15.247 trilhões, no ano de 2008..
Com uma densidade demográfica de 72 hab./km². A população europeia é constituída por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. Um dado importante é que a esmagadora maioria da população é constituída por brancos.
Além dos celtas, os principais povos indo-europeus, isto é, povos cuja língua pertence à família indo-europeia, foram os gregos, os itálicos (oscos, umbros, latinos), os germanos, os bálticos e os eslavos.
As características da União Europeia, em destaque, são: * livre comércio entre os países-membros; * integração política entre os países; * livre circulação de pessoas entre os países-membros (algo que somente a UE faz atualmente);
Seis meses após a formalização do Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia -, Londres recuperou, em junho, o posto de centro financeiro da Europa. Em janeiro, a capital britânica havia sido superada por Amsterdã como a cidade europeia com o maior volume de ações negociado diariamente.
Apesar do Brexit, Londres mantém a posição como principal centro financeiro da Europa e o segundo a nível mundial.
As 21 cidades mais influentes dos negóciosNova York, Estados Unidos. Sem surpresa, Nova York fica no topo da lista das cidades mais influentes do mundo, sede das Nações Unidas e de Wall Street.Londres, Inglaterra. ... Paris, França. ... Tóquio, Japão. ... Hong Kong. ... Los Angeles, Estados Unidos. ... Cingapura. ... Chicago, Estados Unidos. ...
Qual voltagem é melhor 127 ou 220?
Qual a importância do princípio da dignidade da pessoa humana?
Onde são usados os números ordinais?
Quem é isento do Imposto de Renda?
Como procurar E-mail por data?
Quanto deve ser o recuo da primeira linha?
O que pode ser feito com o vidro reciclado?
Quanto tempo dura a trança gladiadora?
Quantos bairros tem a cidade de Franca?
Quais produtos são produzidos pela Petrobras?
Qual o valor da anuidade do cartão Visa Infinite?
Quanto ganha um policial do FBI?
O que vem primeiro o trovão ou o relâmpago?
Como podemos contribuir para uma sociedade inclusiva?