A arte no Egito Antiga esteve ligada diretamente ligada a vida religiosa e política, exaltando os deuses e faraós. Os desenhos, geralmente, eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). Havia uma busca pela harmonia e pelo equilíbrio.
Mas uma das mais fortes características estéticas das pinturas da arte egípcia é a chamada Lei da Frontalidade. As representações das pessoas são feitas da seguinte forma: os olhos, o peito e os ombros são representados de frente, enquanto a cabeça e as pernas ficam de lado.
7 – São características da arte egípcia, EXCETO: a) O uso exclusivo para finalidades religiosas. b) A concepção cúbica da forma humana nas esculturas.
A principal característica da pintura egípcia é a frontalidade do corpo e dos olhos e a lateralidade dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas).
As esculturas do Antigo Egito foram demarcadas na antiguidade sobretudo pelas esculturas de grandes dimensões associadas à arquitetura, pelo relevo descritivo (hieróglifos), pelo busto e pela estatuária de pequenas dimensões onde dominam não só as representações de deuses e faraós, como também de animais.
44 curiosidades que você vai gostar
Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente.
Características da Arte Grega
Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.
A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.
A Arte Grega é constituída pelo conjunto de todas as artes que compuseram o cenário da Grécia Antiga. A Pintura, Arquitetura, Escultura, as Artes cênicas, a Literatura. Com perfeição e harmonia, os gregos antigos souberam retratar através de sua arte o seu cotidiano.
SEMELHANÇAS: As estátuas gregas continham representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas. Os temas egípcios eram um pouco mais limitados como deuses e faraós. As esculturas egípcias eram feitas respeitando a frontalidade e possuíam rostos inexpressivos.
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos gregos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
Templo de Zeus Olímpico, Atenas. O Templo de Zeus Olímpico foi dedicado ao Zeus “olímpico”. ... Parthenon, Acrópole. ... Odeon de Herodes Atticus, Acrópole. ... Templo de Hera, Olympia. ... Templo de Ártemis, Corfu. ... O Grande Teatro de Epidauro. ... Templo de Apolo, Delphi. ... Stoa de Attalos, Agora.
As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.
Um exemplo nítido dessas características da arquitetura grega foi o templo de Zeus Olímpico. Como o próprio nome já sugere, esse templo foi erguido em homenagem ao deus Zeus. O templo de Zeus Olímpico foi construído entre os séculos VI e II a.C. na polis-estado de Atenas.
A principal característica de um projeto de escultura é a maneira como suas formas se estendem através do espaço. Tamanho, textura, luz e sombra, além da cor, são também importantes elementos. Uma escultura pode representar fielmente uma pessoa ou um objeto, ou pode refletir formas e padrões inventados pelo artista.
Destes quatro períodos, o período clássico foi o período em que a escultura grega estava no auge.
...
Alexandre, o Grande. ... Peplos Kore. ... Harmodius e Aristogeiton. ... Gaulês Morrendo. ... Laocoonte e Seus Filhos. ... Cavalo de Tróia. ... A Vênus de Milo. ... Vitória Alada de Samotrácia.
Características da escultura romana
forte influência da arte grega e etrusca, mas com elementos próprios romanos; representações realistas, e não de um ideal de beleza; muitas obras são uma fusão entre arquitetura e escultura; representações de feitos do Império Romano em monumentos.
As esculturas egípcias eram estáticas, não apresentavam movimentos e retratavam, especialmente, o faraó. Os gregos, por sua vez, conseguiram dar a essas representações estáticas o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas.
Suas pinturas eram também mais naturalistas e ofereciam a ilusão de profundidade. Em termos de escultura, ambas civilizações alcançaram um grau de realismo na forma em que elas retratavam a forma humana. Entretanto, os romanos se inclinavam para a natureza enquanto os gregos tendiam ao ideal.
A cultura deles é bem diferente os egípcios acreditavam que cada coisa era um Deus como o sol a lua as estrelas e etc... Na Grécia era bem diferente os gregos eram mais filósofos e inteligente spois sabiam que sacrificar uma pessoa não iria adiantar!
Pintura na cerâmicaEstilo Protogeométrico – de aproximadamente 1 050 a.C.;Estilo Geométrico – de aproximadamente 900 a.C.;Estilo Arcaico – de aproximadamente 750 a.C.;Pinturas negras – do aproximadamente entre (700–600 a.C.);Pinturas vermelhas – de aproximadamente 530 a.C..
O sucesso da escultura clássica foi imediato e desencadeou um fértil debate teórico entre importantes pensadores da época, como Platão e Aristóteles, que inauguraram com isso um novo ramo filosófico, a Estética.
A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
Como saber o valor do licenciamento do meu veículo?
Qual a diferença de ileostomia e colostomia?
O que fazer para ativar a circulação das pernas?
O que a Bíblia fala sobre amamentar?
Pode usar azeite de oliva para cozinhar?
Qual a melhor tela IPS LCD ou Super AMOLED?
Quais são as valvas cardíacas e onde se localizam dentro do coração?
Para que serve a pomada cetoconazol mais dipropionato de betametasona?
Como tirar manchas das pernas com bicarbonato?
Quais os 5 signos mais trabalhadores?
Qual a desvantagem de uma estrada asfaltada?
Pode beber água em jejum para exame de urina?
Quais as 05 etapas do sistema de amostragem?
Como funciona a devolução da Shopee?