Os pretos velhos e as pretas velhas também são organizados em falages, nas quais, inúmeros espíritos se agrupam sob o mesmo nome.
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Preta Velha: nomes mais conhecidos:Vó Cambinda;Vó Cecília;Vó Maria Conga;Vó Catarina;Vó Ana;Vó Quitéria;Vó Benedita;Vó Cambinda;
Conheça o Preto Velho de cada signoÁries - Pai Antônio de Angola. Esse Preto-Velho pode ser chamado quando o ariano precisar de mais paciência e força para lidar com as situações que fogem ao controle. ... Gêmeos - Vó Severina. ... Leão - Vô Augusto. ... Libra - Tia Pulquéria. ... Sagitário - Vó Cambinda. ... Aquário - Pai Chico de Aruanda.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.
Já os Pretos-Velhos e Pretas-Velhas, são entidades que têm como principal lição de vida a humildade, simplicidade e generosidade. Eram escravos negros que se tornaram espíritos evoluídos e hoje ajudam todos aqueles que a eles recorrem.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
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Preto Velho: nomes mais conhecidos:Pai Joaquim;Pai Francisco;Pai Maneco;Pai João;Pai José;Pai Mané;Pai Antônio;Pai Roberto;
Veja abaixo a relação dos Orixás com os santos católicos:Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim.Ogum – São Jorge.Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.Omolú – São Lázaro ou São Roque.Logun Edé – Santo Expedito.
Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas. Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores.
As mais conhecidas são: Pai Joaquim; Pai Francisco; Pai Maneco; Pai João; Pai José; Pai Mané; Pai Antônio; Pai Roberto; Pai Cipriano; Pai Tomaz; Pai Jobim; Pai Roberto; Pai Guiné; Pai Jacó; Pai Benedito; Rei Congo, Pai Anacleto, Vó Cambinda; Vó Cecília; Vó Maria Conga; Vó Catarina; Vó Ana; Vó Quitéria; Vó Benedita; Vó ...
A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você. Me curvar ao outro é estar, humildemente, disposto a ouvi-lo. Escutar e, mesmo sem concordar, respeitar.
Os Pretos Velhos, ao atuarem na linha de Oxóssi, receberão o nome de Pai Antônio da Mata. Esse nome é definido não somente pela linha de atuação, mas também pelas características desses Pretos Velhos. Eles recebem uma forte influência de Oxóssi e das suas características.
A forma mais direta para descobrir o Caboclo de Proteção é fazendo uma consulta espiritual online ao Jogo de Búzios. Além de descobrir seu Caboclo de Proteção, são indicadas as Pombagiras e Exús e os Pretos Velhos, revelando como cultua-los.
Os Pretos Velhos não utilizam somente o cachimbo, mas também o cigarro de palha e até charuto (sendo o cachimbo o mais utilizado por esta linha de trabalho).
Os pretos-velhos são tidos ainda como espíritos calmos, meigos, humildes e paternais que acolhem e apaziguam os ânimos de seus “filhos” (médiuns e consulentes), tantas vezes abalados pelas conturbações e reiteradas dificuldades que pululam em meio à existência cotidiana, de maneira solícita, pacífica, encorajadora e ...
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O dia da semana dos Pretos Velhos é a segunda-feria. E seu dia de comemoração é em 13 de maio.
Os Exus da linha de OxumToquinho da Calunga.Caverinha.Calunguinha.Porteirinha.Corisco.Quebra Osso.Poeirinha.Covinha.
Caboclas de Oxum
Iracema, Imaiá Jaceguaia, Juruema, Juruena, Jupira, Jandaia, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunué, Mirini, Suê.
Exu Veludo : ligado a Oxum, atua nas cachoeiRas, rios, lagos, penitenciárias e maternidades.
De acordo com Terezinha de Oliveira (Reuniões Mediúnicas), “Não existe nenhum impedimento de um preto velho, ser um guia espiritual, se por suas palavras e atos mostrar que é digno desse título, que tem conhecimentos superiores para nos orientar e verdadeiro amor para nos exemplificar”.
Trazer paz
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.
Peço as Santas Almas, principalmente ao meu Preto Velho – dizer o nome que me conforte, que me dê o amparo de sua força, que me dê a força de sua paz, que me dê a paz de sua alegria espiritual, pois nesse momento, eu – dizer seu nome todo – preciso saber que estou cercada, amparada e protegida por vós, meu protetor(a) ...
Para a Igreja Católica, os curandeiros espíritas eram “agentes do demônio”. Ainda que a palavra “umbanda” não apareça na nota acima, sabe-se que não só o kardecismo, mas também na religião umbandista praticam-se curas, através do uso de ervas, passes, rezas dentre outros.
No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.
Santo do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.
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