Conheça agora cada uma das partes de um pneu e suas funções.Banda de rodagem. A banda de rodagem é a única parte do pneu que fica em contato direto com o chão. ... Lateral. ... Carcaça. ... Cintas estabilizadoras. ... Talão. ... Estanque ou Liner.
Ela é dividida em três partes: os sulcos, as ranhuras e as barras. Sulcos – A função dos sulcos é drenar a água, evitar deslizamentos e refrigerar os pneus. Alguns possuem mais sulcos que outros, o que significa que são mais aderentes, especialmente em dias de chuva.
O pneu é um engenhoso composto de aço, náilon, poliéster e borracha que é responsável pela verdadeira conexão entre o veículo e a estrada. Sua fabricação envolve um fascinante processo de engenharia e ciência.
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.
Primeiro, porque um pneu moderno leva um tipo especial de borracha – uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado “negro de fumo”, um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente. Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.
23 curiosidades que você vai gostar
Além de valorizar a estética do veículo, o friso consegue proteger suas laterais de amassados e riscos que ocorrem em estacionamentos públicos ou até mesmo em garagens estreitas, quando o motorista abre a porta sem muita cautela.
Basicamente, para construir um pneu, são necessários materiais como a borracha natural e sintética e os produtos químicos negro de fumo, sílica, óleo, antioxidante e enxofre.
Como falamos, os desenhos dos pneus são marcações, na banda de rodagem, responsáveis pela segurança e estabilidade do veículo enquanto ele se movimenta. É graças ao desenho que a banda de rodagem tem aderência, mantém a frenagem e reduz os riscos da perda de controle em qualquer terreno percorrido.
Esse “corpo” é uma folha calandrada que consiste em uma camada de borracha, uma camada de tecido de reforço e uma segunda camada de borracha. O primeiro tecido usado foi o algodão; materiais posteriores incluem rayon, nylon, poliéster e Kevlar. Essas camadas de tecidos diferentes são as lonas do pneu.
O lado esquerdo tem o mesmo design que o lado direto nesse tipo de pneu. É o desenho mais comum, mas não é tão simples de ser identificado, portanto, é preciso localizar o lado específico para saber o qual deve rodar. Eles possuem baixo ruído, boa durabilidade e bom desempenho em diversas situações.
Alterar e manter a direção do veículo, absorver impactos, transferir forças de tração e frenagem e suportar cargas são as principais funções de um pneu, e o mais importante é entender que elas acontecem simultaneamente.
Além disso, os pneus radiais são fabricados com as lonas colocadas radialmente, o que resulta em uma parede do pneu mais flexível. Os pneus de tela diagonal são fabricados com as telas em disposição vertical, o que faz com que as paredes não sejam tão flexíveis.
Para se ter uma ideia, um único pneu de caminhão pode chegar a ter 22 cabos de aço em sua estrutura. O aço está presente no pneu em forma de arame, compondo o talão (elemento que o mantém atrelado ao aro), e nas cinturas (cintas circunferenciais e inextensíveis que dão estabilidade).
A cambagem ou camber/sopé é um ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical, com o objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação.
Pneus de kevlar são dobráveis, porque não usam o arame, e sim, uma trama de aramida muito resistente.
Capacidade de carga com letras - Também utilizada em pneus diagonais e, em alguns casos, ainda em uso geral. A cada letra do alfabeto corresponde a uma capacidade de carga igual a duas lonas. Exemplo: B=4, C=6 e H=16 lonas.
Quando temos a descrição “8PR” significa que o pneu possui capacidade de carga equivalente a 8 lonas. “10PR” denota uma capacidade equivalente a 10 lonas. Para uma especificação mais exata, é sempre recomendado que se faça referência ao índice de carga do pneu e não ao número de lonas.
Capacidade de lonas
Por esta razão, o termo "CAP LONAS" é uma unidade que representa a resistência da carcaça do pneu, não indicando, necessariamente, o número real de lonas com que o mesmo foi confeccionado. Um menor número de lonas resulta em melhor dissipação do calor e maior rendimento do pneu.
Lona carcaça (7): parte interior da estrutura resistente do pneu cujos cordonéis estendem-se de um talão a outro. Flancos ou lateral (8): partes do pneu compreendidas entre os limites da banda de rodagem e os talões, também conhecido como flanco costado.
O pneu radial oferece maior estabilidade para os veículos e apresenta maior resistência a furos devido à cintura de aço presente na sua carcaça, trazendo segurança e redução de acidentes.
Pneu assimétrico
Este possui desenhos diferentes entre o lado de dentro e o lado de fora do pneu. Traçando a linha imaginária, dá para perceber a diferença entre um lado e outro. Observe que o desenho possui direções diferentes em cada uma das partes da banda de rodagem, ou seja, não são iguais.
Um pneu moderno leva um tipo especial de borracha - uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado "negro de fumo", um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente. Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.
A seringueira é a principal fonte utilizada para extração da matéria prima da borracha, o látex.
Em 1845 o inglês Robert Thompson fixou uma câmara de ar de borracha a uma roda de madeira e patenteou o primeiro protótipo de pneu. Em 1888 foi fabricado o primeiro pneu para bicicletas, produzido por John Boyd Dunlop.
Gente, os frisos automotivos são acabamentos feitos de plástico, borracha ou adesivo resinado pra personalizar o veículo, tá? Eles também são conhecidos como borrachões servem também pra proteger o carro contra arranhões e leves batidas!
Pode passar o gel clareador direto no dente?
Como resetar a luz de injeção do Fox?
Como usar guaco para reumatismo?
Como resetar roteador tenda N300?
Como parar de pensar só em si mesmo?
Como faço para resolver o problema da BIOS?
Para que serve o Hidroclorotiazida 25 mg?
Qual o valor da taxa de cancelamento do Uber?
Como usar os verbos ter e haver?
Como se cadastrar na Claro Livre?
Como melhorar a inicialização do meu notebook?
Como resetar senha do roteador da Claro?
O que é o verbo no modo gerúndio?
Como parar de ficar imaginando coisas?
Como resetar o módulo de injeção da Fazer 250?