Para além de hábitos de sucção digital, o uso prolongado de chupeta, sucção de língua ou lábios também podem provocar alterações faciais e adaptações funcionais. Existem hábitos parafuncionais que estão relacionados com os músculos mastigatórios como o bruxismo, a onicofagia, mordedura de bochechas e língua.
A estrutura do sistema estomatognático consiste nos ossos da maxila, mandíbula e temporal. O osso temporal é responsável por apoiar a mandíbula durante as funções de fala e mastigação. Na parte não móvel do aparelho estomatognático estão a maxila e os dentes superiores, ambas estruturas são inseridas no crânio.
Funcionalmente o sistema estomatognático está constituído por quatro elementos básicos: articulação temporomandibular, componente neuromuscular, superfícies e pressões oclusais e periodonto.
Divisão da estrutura estomatognática
São representadas por dois ossos base, um fixo, que é o maxilar, e outro móvel, a mandíbula, e suas respectivas arcadas dentárias. Os dois se relacionam através das articulações temporomandibulares (ATM).
Os hábitos parafuncionais: apertar e/ou ranger os dentes durante o dia e/ou à noite, mascar chicletes, morder bochecha, lábios e língua, pressionar a língua contra os dentes, morder unhas/cutícula, roer objetos como lápis/canetas ou outros, e colocar a mão embaixo do queixo entre outros, estão entre os principais ...
20 curiosidades que você vai gostar
O que são hábitos parafuncionais? Hábitos parafuncionais são manias que nem nos damos conta que temos, de acordo com a dentista. No geral, eles provocam pressões inadequadas na ATM causando pequenos traumatismos na região.
Para diminuir a frequência de hábitos parafuncionais serão necessários mudanças em sua rotina, postura e até mesmo a compra de alguns acessórios para evitar alguma mania que tenha em seu dia a dia.
O Sistema Mastigatório composto basicamente por quatro componentes: dentes, periodonto (estruturas que suportam os dentes: osso e gengiva), músculos da mastigação e articulações temporo-mandibulares (articulações que articulam a mandíbula ao crânio), assim como todo o organismo, se desenvolve frente a dois fatores: 1) ...
O Aparelho Estomatognático – AE é uma entidade fisiológica, funcional, perfeitamente definida e integrada por um conjunto heterogêneo de órgãos e tecidos, cuja biologia e fisiopatologia são absolutamente interdependentes, envolvidos nos atos funcionais como: fala, mastigação e deglutição dos alimentos, e nos atos ...
O sistema mastigatório é a unidade funcional do corpo responsável pela mastigação, fala, deglutição, e também envolvido no paladar e respiração. Possui um sistema de controle neurológico delicado que regula e coordena todos esses componentes estruturais.
A nutrição e lubrificação da ATM são feitas pelo líquido sinovial, produzido pela membrana sinovial.
A mastigação e a deglutição são os processos mais importantes do sistema estomatognático, os quais têm como função a divisão mecânica dos alimentos e a modificação da consistência do bolo alimentar, tornando-os facilmente difusíveis, a fim de assegurar sua absorção intestinal.
Quatro músculos pertencem ao grupo da mastigação, masseter, temporal pterigóideo medial e lateral e digástrico. O masseter e o temporal são superficiais e de fácil palpação.
A deglutição é um processo contínuo. Apesar do processo ser contínuo, ele é dividido em fases, para ser melhor compreendido. Alguns autores dividem a deglutição em 3 fases, oral, faríngea e esofágica, e outros em 4, acrescentando a fase preparatória. Estas fases, envolvem muitas estruturas, tanto moles como duras.
A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.
O masseter é um dos quatro músculos do aparelho mastigatório. Ele eleva a mandíbula, causando um poderoso fechamento da boca. A contração da parte superior, que cursa diagonalmente à frente move a mandíbula para frente (protrusão).
O Sistema estomatognático identifica um conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula.
A oclusão dentária é a relação funcional que se estabelece entre os componentes do sistema mastigatório. Este sistema inclui os dentes, as gengivas, o sistema neuromuscular, as articulações temporomandibulares e o esqueleto craniofacial.
O conceito atual de Relação Cêntrica seria o posicionamento que o osso mandibular é conduzido à posição mais retrusiva em relação ao maxilar superior, fazendo com que os seus côndilos se acomodem o mais intimamente possível no interior das respectivas cavidades articulares.
O sistema mastigatório envolve além dos dentes, os maxilares, as articulações, os músculos e demais componentes e tem várias funções como falar, respirar, mastigar, deglutir, expressar emoções, aspirar, soprar, assobiar, beijar, etc.
Entende-se por rendimento ou eficiência mastigatória o grau de trituração ou moagem a que é submetido o alimento, por um número determinado de movimentos mastigatórios.
O ciclo mastigatório inicia-se com a abertura da mandíbula, seguido do fechamento até ocorrer o contato e intercuspidação dos dentes, conhecido como golpe mastigatório, partindo o alimento em fragmentos menores.
Não há cura para o bruxismo, o que o dentista vai fazer é atenuar os sintomas e brecar a progressão do desgaste dentário através do uso de placas estabilizadoras de acrílico e prescrever sessões de fisioterapia.
O tratamento contra o bruxismo e/ou o apertamento está cada vez mais acessível e eficaz. Uma das técnicas mais modernas é o uso da toxina botulínica, o botox, que elimina a necessidade de placas para a correção do problema. O procedimento é realizado pelos Cirurgiões Dentistas desde 2014.
A etiologia do bruxismo é atribuída a fatores locais, sistêmicos, psicológicos e hereditários. Em relação aos fatores locais, as interferências oclusais podem ser consideradas como o principal fator desencadeante do bruxismo (OLIVEIRA; BEATRICE; LEÃO, 2007).
Qual o papel do enfermeiro na segurança do paciente?
Qual parte do cérebro é afetada pela epilepsia?
Como cadastrar o NIS do meu filho?
Como funciona cemitério público?
Como se organizar para uma reforma?
Por que o sistema nervoso não se regenera?
Quais são as espécies de penas previstas nos artigos 32 a 58 do Código Penal Brasileiro?
Como calcular dias de atestado?
Quanto posso carregar em dinheiro?
Quais são as revistas científicas?
Quais são as capacidades físicas da natação?
Como tratar candidíase com cetoconazol?
Quem toma as pode fazer micropigmentação?
Qual é a maior força do universo?
Qual o melhor tipo de forro para teto?
Qual a praia mais perigosa do Nordeste?
Qual é o maior problema ambiental relacionado ao consumismo?