As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes:
Os trovadores compunham cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer; O sofrimento amoroso do eu lírico é o tema das cantigas de amor; Nas cantigas de amigo, a temática é a saudade; ... Dom Dinis e João Garcia de Guilhade são alguns dos principais trovadores portugueses.
As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia. Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria. Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.
Autores e obras Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Dos autores mais conhecidos, destacam-se João Soares de Paiva, autor mais antigo presente nos manuscritos, João Zorro, Martin Codax, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Vasco Martins de Resende e os reis D. Dinis I e Afonso X. As obras do trovadorismo constituem de pergaminhos e manuscritos.
As obras produzidas pelos trovadores eram as chamadas cantigas, e ,eram destinadas exclusivamente para cantarolar. No entanto, com o passar do tempo as obras passaram a ser transcritas através de apontamentos para os cadernos.
No entanto, a denominação de trovador só era dada aos escritores e compositores que possuíam origem nobre. Os compositores de origem pobre recebiam o nome de Jogral, e isso refletia bem a cultura da época, onde existia a separação de classes.
Elas são assim classificadas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Tais composições eram cantadas pelo trovador ( troubadour, como era chamado o poeta provençal), daí o termo “trovadoresco”.
Como funciona a relação 1-40 de um aparelho divisor?
Como fazer hidratação no cabelo com amido de milho?
Onde colocar o amaciante na máquina Consul?
Como usar equipamento de mergulho?
Para que serve extrato de própolis com álcool?
Porque as pessoas têm medo de falar em público?
Como usar o difusor de cabelo liso?
Como fazer um glow no Photoshop?
Qual a ordem para ler Maze Runner?
Quanto de água colocar no esterilizador Avent?
Como se livrar de pacientes chatos?
Como vender apartamento com contrato de gaveta?
Como e quando surgiu o Dia das Bruxas?
O que fazer para não se estressar com sua filha?
Como foi feito o Antigo Testamento?
Como os sumérios e os egípcios organizavam e controlavam o tempo?
Como compartilhar QR Code do Wi-Fi?