Medidas de Proteção Coletiva em Instalações ElétricasIsolação das partes vivas.Obstáculos.Barreiras.Sinalização.Sistema de seccionamento automático de alimentação.Bloqueio do religamento automático.
As medidas de proteção coletivas, na sua maioria, são inerentes à própria instalação e abrangem o coletivo dos trabalhadores, usuários e terceiros expostos à mesma condição, por se serviram da mesma instalação.
Segundo a NR10, empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem acrescentar ao prontuário a descrição dos procedimentos para emergências e as certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas.
33 curiosidades que você vai gostar
Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:Eliminação do risco;Sinalização e Bloqueio do risco;Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.
As medidas de controle também podem ser classificadas da seguinte forma:Prevenção;Controles de engenharia;Controles por meio de procedimentos organizacionais;Equipamentos de Proteção Individual.
O EPC é utilizado para garantir a proteção coletiva, um único equipamento protege diversos colaboradores. Já o Equipamento de Proteção Individual (EPI) serve para proteger cada trabalhador de maneira individual. Os dois tem a finalidade de garantir a segurança dos colaboradores, porém, cada um de uma maneira.
EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.
“[…] considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e à saúde no trabalho.”
Como exemplos de EPC podem ser citados:Redes de Proteção ( nylon)Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)Extintores de incêndio.Lava-olhos.Chuveiros de segurança.Exaustores.Kit de primeiros socorros.
Primeiros passos da desenergizaçãoSeccionamento. ... Impedimento de reenergização. ... Constatação da ausência de tensão. ... Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ... Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
Última atualização da NR10
A atual NR10 sofreu sua última atualização em 2004, onde teve uma mudança significativa em relação à norma de 1978 que tinha apenas 4 itens. Já a de 2004 passou a ter 14 itens e 99 subitens.
As medidas de proteção coletiva são providências estratégicas abrangentes ao coletivo dos trabalhadores expostos à mesma condição, de forma a eliminar ou reduzir, com controle, as incertezas e eventos indesejáveis, destinadas a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
O que são as medidas protetivas? As medidas protetivas são ordens judiciais concedidas com a finalidade de proteger um indivíduo que esteja em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade ou religião.
No entanto, aqui iremos elencar os principais e mais comuns deles.Capacete de Segurança. Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. ... Luvas Descartáveis. ... Óculos de Proteção. ... Calçado de Segurança – Botinas. ... Calçado de Segurança – Bota de PVC. ... Protetor Auditivo.
Quais são os principais EPIs a serem utilizados em hospitais?Luvas. As luvas são EPIs muito utilizados para evitar acidentes comuns no dia a dia do trabalho dos mais diversos profissionais de saúde. ... Óculos de proteção. ... Avental. ... Máscara cirúrgica.
Veja os EPIs de enfermagem que devem ser usadosÓculos. Os óculos (formados por um plástico rígido ou uma barreira de cilindro) costumam impedir a exposição dos olhos a componentes radioativos, biológicos e químicos, o que evita que líquidos venham a respigar nos profissionais. ... Máscara. ... Luvas. ... Avental e/ou jaleco.
EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.
A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.
O que é controle de riscos? Podemos dizer que são processos internos específicos que têm o objetivo de fazer com que a empresa não seja prejudicada pelos riscos já conhecidos e que apresentam diferentes impactos e probabilidades de acontecer.
A Norma Regulamentadora é de caráter obrigatório, então as empresas devem cumprir todas as regulamentadoras – cada uma de acordo com sua área de atuação. Já a norma técnica é um documento voluntário, estabelecido por um consenso e aprovado por um conjunto de pessoas.
O que é a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de ...
Como organizar uma lista de leitura?
Como organizar uma live musical?
Como lavar o cabelo pós otoplastia?
Como organizar uma cozinha pequena?
Como resolver o problema do Explorador de Arquivos?
Como fazer duas camas de solteiro em um quarto pequeno?
Estou devendo mais do que ganho o que fazer?
Como entrar em um Bate-papo no Discord?
Como sair da tela de atualizar uTorrent?
Como sair de todos os dispositivos Outlook?
Como lavar aplique Tic-tac orgânico?
O que a psicologia diz sobre a zona de conforto?
Qual a maneira mais fácil de quitar um empréstimo?
Como sair de uma crise Psicotica?
Como lavar roupa na Lava e seca da Samsung?